Meio Ambiente - Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2023

Câmbio Verde troca quase meia tonelada de material reciclável por alimentos no bairro Taboãozinho, em Itapetininga

Câmbio Verde troca quase meia tonelada de material reciclável por alimentos  no bairro Taboãozinho, em Itapetininga

O programa “Câmbio Verde” retornou aos bairros de Itapetininga. A primeira edição neste ano foi neste sábado, dia 25, no Taboãozinho, que recolheu 440 kg de materiais recicláveis. A proposta inédita na região promove a consciência ambiental e o reaproveitamento dos resíduos sólidos. Com o descarte correto,  as pessoas trocaram por alimentos.

O projeto consiste na troca material reciclável limpo por um quilo de alimento. Os moradores entregaram papéis, papelão, plásticos, vidros, garrafas PET e latinhas. Muitas vezes são objetos jogados nas calçadas, no quintal ou esquecidos na casa e que poderiam acabar parando nas nascentes, lagos e ribeirões e até no  rio Itapetininga.

Durante o evento, os integrantes da Cooperita também participaram do programa. Um caminhão identificado estava no local para o recolhimento dos materiais recicláveis. Todo o material  será comercializado pela Cooperita. A retirada do material também contribui para o combate à dengue e evitar a proliferação do mosquito da Aedes aegypti.

A intenção da gestão municipal também é envolver as crianças, adolescentes, adultos, homens e mulheres para a importância da consciência ambiental e o reaproveitamento do material reciclável. Estes materiais podem retornar para a indústria ou serem reutilizados em outros setores prolongando os limitados recursos naturais.