Meio Ambiente - Quarta-feira, 22 de Março de 2023

Dia Mundial da Água: Prefeitura de Itapetininga e Sabesp realizam soltura de 7,5 mil filhotes de peixes

A soltura de 7,5 mil filhotes de peixes no rio Itapetininga marcou, nesta quarta-feira, dia 22, a comemoração do Dia Mundial da Água. O evento foi promovido pela Prefeitura de Itapetininga e Sabesp.  Os alevinos escolhidos são da espécie Piauçu, que é nativa do rio. A ação, que foi realizada no Bairro do Porto Velho, visa promover a conscientização das pessoas, colaborar com a fauna aquática e ajuda no repovoamento de peixes nos mananciais da região.

Segundo o chefe do Executivo, este dia é para refletir sobre a importância do uso sustentável desse recurso e a necessidade constante da conservação. “A ONU estabelece 10 artigos, como se fossem os 10 mandamentos, para continuarmos a ter água, esse recurso que é essencial em nossa vida”, destacou.

“Tem poucos lugares no mundo em que há tanta água, tanto potencial hídrico como Itapetininga, que resulta em projeção econômica. Entretanto, somos responsáveis por manter a qualidade e o equilíbrio desse bem natural”, explicou. “As atuais gerações devem manter a preservação, para pensar nas gerações futuras de Itapetininga”, completou.

Para o superintendente da Unidade de Negócios do Alto Paranapanema da Sabesp, Ulisses Cruz de Andrade, o Dia Mundial da Água é um momento de reflexão e conscientização da sociedade. “A soltura é um ato simbólico sobre a importância da natureza. O rio Itapetininga é um manancial preservado, um dos melhores do Estado de São Paulo. O meio ambiente tem ganhado destaque no mundo e será cada vez mais forte”, apontou Cruz.

Conforme o superintendente, Itapetininga possui indicadores de “Primeiro Mundo” em saneamento básico e tratamento de esgoto. Contou que a parceria com a prefeitura também é fundamental para melhorar o serviço oferecido à população. “A atividade traz ainda benefícios diretos aos mananciais e à restauração dos ecossistemas relacionados com a água”, frisou o superintendente.

O presidente da Câmara, que integra a entidade Viva Rio, lembrou que a entidade trabalha há dois anos em defesa do rio Itapetininga. “Nosso trabalho é manter a riqueza e a qualidade do rio Itapetininga”, afirmou o presidente do Legislativo. Segundo o secretário do Meio Ambiente, a soltura dos alevinos ajuda na recuperação do repovoamento dos peixes.

“É uma boa contribuição. Provavelmente, teremos outros momentos desse”, afirmou o secretário. Estavam presentes ao evento secretários municipais, vereadores, representantes da Defesa Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, entidades como Viva Rio e Associação dos Pescadores.