Meio Ambiente - Segunda-feira, 27 de Março de 2023

Câmbio Verde troca quase 400 kg de material reciclável por alimentos na vila Sônia, em Itapetininga

O programa “Câmbio Verde” retornou aos bairros de Itapetininga. A segunda edição deste ano foi neste sábado, dia 25, na vila Sônia, ao lado da EMEIF “Ana Flávia B. Tonelli, e recolheu mais de 400 kg de materiais recicláveis que foram trocados por alimentos. A proposta, inédita na região, promove a consciência ambiental e o reaproveitamento de resíduos.

O projeto consiste na troca material reciclável limpo por um quilo de alimento. Os moradores entregaram papéis, papelão, plásticos, vidros, garrafas PET e latinhas. Muitas vezes estes objetos são descartados nas calçadas, nas ruas, no quintal ou esquecidos  na casa, e que podem acabar contaminando nascentes, ribeirões e, até mesmo, o Rio Itapetininga.

Durante o evento, os integrantes da Cooperita também estiveram presentes. Um caminhão identificado, disponibilizado à cooperativa pela Prefeitura de Itapetininga, esteve no local para o recolhimento dos materiais recicláveis. Todo o material  será comercializado pela Cooperita. A retirada do material também contribui para o combate à dengue e evitar a proliferação do mosquito da Aedes Aegypti.

A intenção da gestão municipal também é envolver as crianças, adolescentes, adultos, homens e mulheres para a importância da consciência ambiental e o reaproveitamento do material reciclável. Estes materiais podem retornar para a indústria ou serem reutilizados em outros setores prolongando os limitados recursos naturais.