Saúde - Quinta-feira, 18 de Maio de 2023

Itapetininga celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial com ações nos CAPS

Itapetininga celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial com ações nos CAPS

Nesta quinta-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Em Itapetininga, em prol deste movimento, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), por meio da Secretaria de Saúde, elaboraram uma programação voltada ações coletivas.

No dia 18, o CAPS AD realizou uma caminhada com profissionais do CAPS AD e os pacientes. Além disso, o CAPS II realizou uma roda de conversa sobre o tema com pacientes e com profissionais da saúde.

Já na próxima quinta-feira, dia 25, à tarde, os pacientes do CAPS II farão um passeio ao cinema no shopping local.