Saúde - Terça-feira, 06 de Junho de 2023

“Mutirão contra a Dengue”, em Itapetininga, estará no Distrito do Rechã, nos dias 17 a 18 de junho

O Distrito do Rechã recebe uma nova edição do “Mutirão contra a Dengue” nos dias 17 e 18 de junho, sábado e domingo. Aproximadamente 80 colaboradores e servidores da Prefeitura de Itapetininga irão percorrer o bairro para recolher materiais inservíveis que possam armazenar água, eliminando assim o surgimento de focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti responsável por doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

A orientação da Vigilância Epidemiológica é para que, nos dias do mutirão, os moradores separem e coloquem em suas calçadas todos itens inservíveis que possam acumular água das 7 da manhã ao meio-dia. Serão utilizados diversos caminhões na limpeza. Essa iniciativa é uma ação multidisciplinar entre as pastas da Educação, Serviços Públicos, Obras e Saúde. Materiais como entulho, poda de árvores e madeira não são recolhidos pelas equipes e devem ser destinados ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV).

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV), mais conhecido como novo Ecoponto, está disponível para pessoas físicas para o descarte de inservíveis de pequenos volumes. No local, as pessoas encontram caçambas identificadas por tipo de resíduo: construção civil, jardinagem, madeiras e materiais recicláveis. O novo Ecoponto fica à rua Alceu Corrêa de Moraes 1.109, no Jardim Vieira de Moraes, em frente a Cooperita e funciona de segunda a sábado (exceto feriados), das 8 às 17 horas.

O objetivo do Arrastão e Mutirão é prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água. Durante a ação, seis equipes do Controle de Vetores realizarão um trabalho coordenado com o apoio das secretarias municipais, retirando materiais considerados inservíveis que os moradores devem deixar em frente às suas residências.

Como o Arrastão vai funcionar?

De acordo com o cronograma, a população pode colaborar colocando na calçada em frente à sua casa os materiais que queiram descartar. É muito importante que os moradores deixem os resíduos na calçada na data correspondente à programação de seu bairro, das 7 ao meio-dia.

Multa

A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, ao denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo. Basta acionar pelo fone 156, de segunda a sexta, das 9h às 17 horas ou ir até o Atende Fácil. A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização com multa prevista superior R$ 2 mil.

(Referência: ODS 03 – Saúde e Bem-Estar)

(Referência: ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis)

(Referência: ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima)

(Referência: ODS 14 – Vida na Água)