Trânsito e Cidadania - Terça-feira, 06 de Junho de 2023

Secretaria de Trânsito divulga balanço da Campanha “Maio Amarelo” em Itapetininga

Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Trânsito, promoveu ações em alusão ao “Maio Amarelo”, movimento criado há 10 anos com a proposta de chamar a atenção da sociedade para a educação no trânsito com ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil.

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, foram desenvolvidas diversas estratégias para conscientizar motoristas e pedestres sobre as práticas mais seguras no trânsito, com foco em humanizar o deslocamento de veículos e pessoas pelas cidades.

Colocação de faixas e banners

Foram colocados faixas e banners com frases de impacto da Campanha Maio Amarelo. O material foi colocado em locais estratégicos e de intenso movimento, tanto de pedestres quanto de veículos, com grande visibilidade.

Palestras em empresas e escolas

Foram realizadas palestras em escolas e empresas, com a exibição de vídeos da campanha. No encerramento das palestras foram distribuídos materiais educativos da campanha e, nas empresas, foram realizadas dinâmicas, com a distribuição de bexigas amarelas, que continham frases de impacto sobre a segurança no trânsito. A estimativa da Secretaria de Trânsito é de que mais de 250 pessoas tenham sido alcançadas.

“Pedágio” com distribuição material da Campanha

Foi montada uma tenda na Avenida Peixoto Gomide durante todo o dia 16 de maio, onde foi realizado pedágio com distribuição de material explicativo da Campanha aos veículos, motos, caminhões e pedestres que passavam pelo local.

Colocação de cadeiras de rodas em vagas comuns

Na manhã de 27 de maio, com o apoio da Secretaria de Trânsito, foram reservadas 3 vagas normais na rua Campos Sales, principal rua do comércio no centro da cidade. Em cada vaga foram colocadas cadeiras de rodas, com frases de impacto, para que os motoristas se conscientizem da importância de respeitar as vagas especiais, tanto de deficientes quanto de idosos.

ODS – 03 Saúde e Bem-Estar

ODS -09   Inovação e Infraestrutura