Gabinete - Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2017

Programa Centro Dia retorna às atividades

Programa Centro Dia

Programa Centro Dia retorna às atividades

Os idosos do programa Centro Dia retornaram às atividades nesta segunda-feira, dia 16. No local são atendidas pessoas com baixa renda e aquelas em que a família não tem condições de cuidar. O projeto funciona no Espaço da Melhor Idade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Elas recebem café da manhã, almoço, lanche, além do transporte. Ou seja, ficam durante o dia no local e retornam fim da tarde para casa.

A presidente do Fundo Social da Solidariedade (FSS) explica que uma equipe multidisciplinar atende o grupo, formada por geriatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, dentista, professores de educação física, música e artes. “Hoje são atendidas 12 pessoas, mas nosso desejo é ampliar o programa durante a gestão”, disse a presidente.

Já a pedagoga e diretora do Espaço da Melhor Idade aponta a necessidade de uma política pública afirmativa no setor. “O Brasil está envelhecendo. Temos que ter uma política pública com um olhar específico às pessoas com mais de 60 anos, que necessitam de ações que resgatem a autoestima”, avalia.

A aluna com maior experiência na vida é Catarina Santos, com 85 anos de idade. Com passos lentos, mas voz firme, responde todas às perguntas. “A vista é fraca. Não adianta operar, mas também não quero. Aqui não falta nada. Fiquei um pouco doente durante as férias de janeiro. Senti falta. Hoje foi bom reencontrar as amigas”, conta.