"Casa Rais" é inaugurada nesta quarta (26) e atenderá moradores em situação de rua

Promoção Social - Quarta-feira, 26 de Julho de 2017


 

 

Uma cerimônia repleta de emoção marcou a implantação de um projeto pioneiro em Itapetininga na quarta-feira (26). A “Casa Rais – Referência, Apoio e Inclusão Social” foi inaugurada numa solenidade que atraiu centenas de pessoas, entre autoridades, convidados e moradores em situação de rua, que assistiram entusiasmados à mais nova proposta de resgate de autoestima dos atendidos.

 

O serviço é voltado para pessoas em situação de rua, oferecendo um espaço de referência e convivência para o estímulo à organização, mobilização e participação social. No local são oferecidas oficinas de artes plásticas, jardinagem, horticultura, entre outras, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 

Na “Casa Rais” são desenvolvidas ações preventivas para a melhora na qualidade de vida dos atendidos, bem como a troca de experiências, informações, atividades artísticas e orientações diversas.

 

Além disso, na “Casa Rais” foi implantada uma Lavanderia Comunitária, criada nos moldes da Lavandaria do Papa Francisco, no Vaticano, onde as pessoas em situação de rua poderão lavar e secar suas roupas gratuitamente.

 

"Este é um trabalho que integra as ações da Secretaria de Promoção Social, numa parceria com o SOS – Serviço de Obras Sociais, além de contar com a valiosa participação das Secretarias Municipais, Diocese de Itapetininga, Santuário Nossa Senhora Aparecida, iniciativa privada, grupos de apoio e de voluntários”, destacou a Secretária da Promoção Social.

 

Um dos mais empolgados durante o evento era o senhor Marcílio Rodrigues da Conceição, de 40 anos, que cuida da horta da “Casa Rais”. “Eu amo a natureza. Eu amo horta e vai ser um prazer cuidar dela, do alimento, do tempero. Estou plantando coentro, couve e alface. Vou cuidar com o mesmo carinho que cuido do meu filho”, comentou enquanto adubava um dos canteiros.

 

 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA