Leitura Mania

Educação - Terça-feira, 11 de Setembro de 2018


Leitura Mania

Alunos que fazem parte do projeto “Leitura-Mania”, na EMEIF “Prof. Francisco Fabiano Alves” se formaram. O projeto é uma iniciativa do Espaço Estação Leitura - Secretaria de Educação de Itapetininga, para formação de mediadores de leitura, desenvolvido especificamente para estimular o aperfeiçoamento do leitor e sua formação como mediador de leitura, estimulando a formação de novos leitores e aperfeiçoando a capacidade de ler, compreender e transformar a realidade que os cerca.

 

Tem como objetivo:

Articular e fortalecer ações de leitura com os alunos;
Contribuir para a formação de leitores e mediadores de leitura;
Ampliar o repertório de livros conhecidos pelos integrantes;
Melhorar a capacidade de comunicação, bem como enriquecer o vocabulário;
Proporcionar situações de lazer, prazer e entretenimento provocadas pelo livro e leitura;

O projeto conta com uma carga horária de 10 horas no contra turno, divididas em 6 horas de atividades de referência para compreensão do projeto e 2 horas para estágio – atividade prática de mediação de leitura junto à comunidade, mais 2 horas extras, para realização da formatura dos alunos.

 

A formatura foi um momento especial onde cada integrante recebeu seu certificado de “Medidor de Leitura” e o avental para identificá-lo como um “Amigos da Leitura”, nome dado aos mediadores que levarão a leitura de livros ás escolas próximas a unidade escolar, à feira e demais locais.

Ao encerramento da formatura houve uma Parada Literária, uma Mobilização Social -  de incentivo ao Livro, Leitura e Literatura que envolveu toda equipe escolar, pais, alunos e comunidade.

 

A ação contou com a presença da Secretária da Educação, profissionais e os alunos puderam viajar ao mundo literário com o ônibus Biblioteca Itinerante, oficinas de origami, desenho e claro muita leitura.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA