Inscrições para oficina de pintura no Centro Cultural de Itapetininga já estão abertas

Cultura - Quarta-feira, 22 de Maio de 2019


Inscrições para oficina de pintura no Centro Cultural de Itapetininga já estão abertas

As artistas plásticas Gilda Sabas e Maria Vieira irão ministrar oficinas de graça de pinturas no Centro Cultural e Histórico "Brasílio Ayres de Aguirre" nesta sexta-feira (24), às 13h.

As vagas são limitadas e os interessados devem ter mais de 14 anos, as inscrições devem ser feitas até quinta-feira (23), às 17h, por meio do email culturaitape@gmail.com. Haverá certificação aos participantes. A ação é promovida pela Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. 

Gilda Sabas e Maria Vieira são curadoras da exposição "Ecos", que está sendo apresentada no Centro Cultural de Itapetininga até sexta-feira (24). 

Ministrado pela artista plástica, escritora e professora Maria Vieira, a oficina "Star Teen", trata-se de uma produção coletiva onde os participantes aplicam tintas de spray sobre um tecido de algodão.

Incorporadas as borrifadas, surge uma pintura abstrata, cujo resultado, segundo a professora, é a sobreposição de cores entrelaçados nos traços individuais. 

A técnica utilizada em "Star Teen", segundo Maria, é a pintura de ação, desenvolvida por Jackson Pollock, do movimento artístico expressionismo abstrato. "A aplicação espontânea da tinta sobre o suporte imprimia uma marca do inconsciente uma vez que a técnica não permite esboço e nem demarcação racional do espaço. Precisa ser aplicada fazendo sobreposições de camadas de tinta sem elaboração prévia.", explicou a professora

 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA