Samu, Corpo de Bombeiros e Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes” realizam treinamento simulado de incêndio

Saúde - Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019


Samu, Corpo de Bombeiros e Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes” realizam treinamento simulado de incêndio

O Samu Regional Itapetininga, Corpo de Bombeiros e o Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes”, com o apoio da Guarda Civil Municipal e ETEC “Darcy Pereira de Moraes”, promoveram na manhã desta quinta-feira (31), na avenida Dr. João Batista Lobato localizada atrás do Hospital, um simulado de incêndio nas dependências do HLOB. O treinamento simulou o resgate e o atendimento a 14 pacientes resgatados de um incêndio no hospital e a evacuação do prédio.

O simulado envolveu três ambulâncias do SAMU e uma ambulância do Resgate dos Bombeiros que também enviou dois caminhões bomba para combate a incêndio e apoio no resgate.

O objetivo do simulado foi criar um ambiente real e oferecer treinamento a diversas categorias de profissionais do hospital, com a orientação técnica para uma eventual situação real. Todas as áreas envolvidas foram monitoradas para avaliação dos procedimentos. Os figurantes foram alunos do curso de enfermagem da ETEC “Darcy Pereira de Moraes”.

Na simulação, iniciada às 8h e que teve duração média de 50 minutos, as 14 vítimas foram classificadas conforme a gravidade (vermelho, amarelo, verde e preto). As ambulâncias foram chegando ao local do acidente com intervalos de minutos, da maneira como ocorre na realidade. O SAMU trouxe uma equipe de 10 profissionais e juntamente com o Corpo de Bombeiros montaram a estrutura de apoio ao atendimento com o posicionamento de lonas de 6×6 metros com as cores vermelha, amarela, verde e preto (óbito). Nelas continham ainda, equipamentos de primeiros socorros.

Aproximadamente 40 pessoas, entre profissionais do SAMU e Bombeiros, figurantes e funcionários do Hospital atuaram no resgate das vítimas que após os primeiros atendimentos eram embarcadas nas ambulâncias de resgate.

A realização de treinamentos simulados a incêndios e acidentes e a capacidade de atender múltiplas vítimas é essencial para os hospitais públicos e para as forças de resgate. Com a expansão da demanda dos centros de saúde, diante de uma situação real de emergência, é essencial que os profissionais estejam aptos a atender seus usuários de forma rápida e organizada.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA