Vigilância Epidemiológica realiza ações de conscientização sobre a dengue em escolas e condomínios

Saúde - Terça-feira, 10 de Março de 2020


Vigilância Epidemiológica realiza ações de conscientização sobre a dengue em escolas e condomínios

Além da rotina de trabalho integrado de combate à dengue que envolve as secretarias de Saúde, Serviços Públicos e Setor de Fiscalização de Posturas, e que tem contado com a adesão da maioria da população de Itapetininga, o Departamento de Vigilância Epidemiológica está desenvolvimento uma estratégia junto a alunos de escolas municipais, estaduais e condomínios do município.

O projeto, elaborado em reuniões com as pastas e agentes envolvidos, é implementado pelo setor de Controle de Vetores, por meio de visitas com distribuição de material informativo e exibição de vídeo com orientações sobre a doença e formas de prevenção.

Nesta primeira etapa, o projeto sendo realizado nas escolas municipais e a expectativa é de que, em breve, seja expandido às escolas estaduais e condomínios.

Nas escolas, as equipes fazem contato com a direção escolar, deixando e passando orientações aos gestores, com material informativo e vídeo explicativo sobre a doença e seu transmissor, o mosquito Aedes Aegypti. O objetivo é criar uma rede de informação segura, onde professores são incentivados a criarem junto a seus alunos as chamadas “Patrulhas de Dengue”, equipes divididas semanalmente, para verificar possíveis focos do mosquito transmissor e fazer com que as crianças levem para casa as técnicas aprendidas nas unidades escolares.

Já nos condomínios, o trabalho é de orientação para os moradores também com o objetivo de desenvolver o hábito da inspeção semanal, para contribuir com o fim da transmissão dessa doença.

Todas as etapas do projeto ressaltam a facilidade com que é possível prevenir a dengue com apenas 10 minutos de inspeções semanais e que cada um é capaz de eliminar os focos do mosquito em sua residência, buscando chamar a atenção de todas as faixas etárias sobre a importância da prevenção no combate à dengue.

Até o momento, neste ano, o município tem sete casos confirmados da doença, número considerado baixo se comparado a diversas cidades da região que concentram altos índices de infectados. Em 2019, quando o número de casos de dengue cresceu de forma vertiginosa em todo o país, a cidade registrou 118 casos.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA