Descarte correto do vidro

Meio Ambiente - Quarta-feira, 14 de Julho de 2021


Descarte correto do vidro

Carlos mora na Vila Belo Horizonte e tem 5 anos. Um dia desses perguntou ao pai. Onde iremos vamos jogar as garrafas de vidro de refrigerante que temos no quintal?

E você, que está lendo agora e mora em Itapetininga, sabe onde descartar o vidro de refrigerante?

E uma outra pergunta. Quanto tempo leva um vidro para se decompor no meio ambiente?

Vamos lá! A Secretaria de Meio Ambiente vai te explicar. Recentemente uma parceria foi firmada entre a Prefeitura Municipal e a Empresa Massfix. 

A Massfix realiza o importante trabalho de coleta e reciclagem de todos os tipos de vidros, como espelhos, para-brisas, vidros temperados, vidros laminados, vidros de embalagem, entre outros. O vidro leva anos e mais anos para se decompor no Meio Ambiente, se não tiver descarte correto. Há pesquisas que apontam mais de mil anos. Outras, mais de 10 mil anos e assim por diante. 

Você pode agora levar todos os vidros para descartar corretamente até a Cooperita – Cooperativa de Reciclagem de Itapetininga, assim, se cada um fizer a sua parte e ter hábitos conscientes estaremos colaborando para um mundo melhor.

Consciência ambiental é a compreensão do meio ambiente em sua totalidade e as consequências que certos atos no cotidiano podem causar a ele, é entender que a sobrevivência do ecossistema depende do coletivo, que nossas atitudes, produtos e hábitos devem ser ecologicamente corretos. Cabe destacar que a consciência ambiental não deve ficar somente no campo das ideias, ela deve se transformar em ações práticas para que seja possível mudar a realidade.

A coleta seletiva é uma alternativa que permite diminuir a quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais já transformados, ajudando a preservar a natureza. Descartar o lixo de maneira adequada é fundamental para que materiais como plástico e vidro não permaneçam no ambiente causando danos às espécies. Portanto, é primordial termos a consciência ecológica e repensarmos também nossos hábitos de consumo, a participação da sociedade é de muita importância para alcançarmos o objetivo a favor do Meio Ambiente. 

Como dito anteriormente, materiais como plástico e vidro demoram muito mais tempo para se decompor, contudo podem ser totalmente reciclados e reaproveitados, desde que feito da maneira correta. O vidro por exemplo é de fácil reciclagem, podendo voltar à produção de novos produtos, substituindo totalmente a matéria-prima virgem sem perda de suas qualidades. A inclusão de caco de vidro no processo normal de fabricação de vidro reduz o gasto com energia, gera economia de matéria-prima virgem, reduz emissão de CO2, aumenta a vida útil dos aterros sanitários e incentiva a cadeia de reciclagempor isso por meio de um projeto em parceria com a empresa Massfix, que atua na reciclagem de cacos de vidros planos, vidros laminados e vidros de embalagens, sendo hoje a única empresa no mercado que recicla 100% todo o tipo de vidro,nossa cidade conta ainda com um local apropriado, bem como uma equipe preparada para o recebimento dos materiais. 

Após o acolhimento desse material pela Cooperativa de Itapetininga, situada à rua Alceu Corrêa de Moraes, em frente ao número 1.109 – Ecoponto, a empresa Massfix coleta e da destinação correta aos vidros, beneficiando toda a população de Itapetininga e suas futuras gerações.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA