Prefeitura amplia serviço de atendimento das Blitz Sociais a moradores em situação de rua

Promoção Social - Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022


Prefeitura amplia serviço de atendimento das Blitz Sociais a moradores em situação de rua

A Prefeitura de Itapetininga ampliou os serviços de atendimentos a moradores em situação de rua em virtude das baixas temperaturas previstas no município para este fim de semana. A ação foi planejada antecipadamente, com base na previsão dos institutos de meteorologia.

De acordo com Instituto Climatempo, após uma madrugada de muito frio, na manhã desta sexta-feira (19), entre as 7 e 8 horas, a cidade registrou 9ºC, com previsão de queda.

As Blitz Sociais da secretaria da Promoção Social são fundamentais neste trabalho multidisciplinar de acolhimento. Normalmente feitas três vezes por semana, sempre no período noturno, agora estão sendo realizadas todas as noites, em virtude da intensificação do frio.

Participam das ações equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar que monitoram todo o município, especialmente diversos pontos do município onde são registradas concentrações de moradores em situação de rua.

Locais como o Largo dos Amores, praças do Rosário e Siqueira Campos, rua Virgílio de Rezende e avenida Francisco Válio na área central e Estação Rodoviária e avenida José de Almeida Carvalho são constantemente visitados pelas equipes.

O trabalho das Blitz consiste em uma aproximação que leva em conta, acima de tudo, o diálogo e a tentativa de convencimento. Além disso, as pessoas em situação de rua também podem aderir aos serviços de acolhimento espontaneamente.

Já cadastrados pelo CREAS, durante as conversas também é feita uma avaliação do estado geral de saúde de cada morador e a predisposição de cada um no restabelecimento de seus vínculos familiares e afetivos.

As blitz sociais seguem intensificadas durante os próximos dias no município.

A cidade conta com três locais para o acolhimento:

- Casa Rais - Referência, Apoio e Inclusão Social (para pessoas de Itapetininga) - rua Benjamin Constant, 390, no Centro 

- SOS – Serviço de Obras Sociais – (para migrantes) R. Francisco Weiss Júnior, 3284 - Vila Progresso

- Centro de Apoio de Acolhimento – para apoio a moradores em situação de rua acolhidos 

Todos os locais oferecem alimentação, pernoite (colchões e cobertores) e banho quente.

 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA