Cerimônia de abertura dos Jogos Regionais recebe 49 delegações no Ginásio Municipal “Ayrton Senna da Silva” em Itapetininga

Esporte, Lazer e Juventude - Sexta-feira, 04 de Julho de 2025


Cerimônia de abertura dos Jogos Regionais recebe 49 delegações no Ginásio Municipal “Ayrton Senna da Silva” em Itapetininga

Itapetininga já deu a largada para 67ª edição dos Jogos Regionais, que reúne atletas de 49 municípios. A abertura oficial do evento foi no Ginásio Municipal de Esportes “Ayrton Senna da Silva”, nesta quinta-feira, dia 3.

Com muita emoção, cinco atletas de cada delegação entraram em quadra. Alambari, Alumínio, Angatuba, Araçoiaba da Serra, Arandu, Avaré, Boituva, Buri, Cajati, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Iguape, Ilha Comprida, Iperó, Itaberá, Itaí, Itapeva, Itararé, Itariri, Itu, Itupeva, Jumirim, Juquiá, Laranjal Paulista, Miracatu, Paranapanema, Pariquera Açú, Pedro de Toledo, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Quadra, Rafard, Registro, Ribeirão Branco, Salto, Salto de Pirapora, Santana de Paranaíba, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sete Barras, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Votorantim e, por último, entrou a delegação inteira de Itapetininga, cidade sede dos Jogos Regionais pelo segundo ano consecutivo.

A cerimônia teve continuidade com a entrada dos atiradoress do Tiro de Guerra 02 – 076 de Itapetininga com as bandeiras Nacional, Estadual e Municipal. Em pé, todos os presentes se colocaram em posição de respeito para a execução e canto do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Itapetininga.

O evento, organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (SESP) em parceria com a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, reúne mais de 10 mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. Ao longo de 10 dias de competição, várias modalidades esportivas serão disputadas, movimentando o município e fortalecendo o esporte regional.

Simultaneamente, as partidas e provas serão realizadas no Ginásio Municipal “Ayrton Senna da Silva”, localizado à rua Jacira Aires Holtz, 230, na Vila Barth, no Ginásio “Mário Carlos Martins”, localizado à rua São Vicente de Paula, 702, no centro, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) – “Estação Cidadania”, na Vila Hungria, no SESI da Vila Rio Branco, no Clube Venâncio Ayres, no DERAC, no Boa Bola Beach Sports, na Chapadinha e conforme cronograma a ser divulgado no site oficial do Jogos Regionais, com a programação.

Os Jogos Regionais são fundamentais para os atletas do interior paulista, proporcionando uma oportunidade valiosa para se destacarem e ganharem visibilidade no cenário esportivo estadual.

Ainda, durante a cerimônia, o presidente de Honra, Carlos Roberto de Almeida Bueno, conhecido como Beto Bueno, foi homenageado. Beto Bueno foi Inspetor Regional da Secretaria de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo e por várias vezes, chefe do Comitê Dirigente dos Jogos Regionais.

Com emoção, o público que lotou o ginásio, as delegações e as autoridades presentes da Mesa, receberam três atletas que representam Itapetininga e entraram com a tocha, que acendeu a pira.

O primeiro a entrar em quadra foi Yoshihiro Sakashita. Campeão Brasileiro de Judô Master. Técnico da Seleção Brasileira de Sumô por vários anos seguidos. É um Sensei 6º DAN – faixa coral da Confederação Brasileira de Judô, que são poucos que existem no Brasil. É o 5º DAN – Faixa preta pelo Instituto Kodokan do Japão. Poucas pessoas conquistam um título de grande importância como esse.

O segundo a dar uma volta pelo ginásio foi José Roberto de Moraes dos Santos “Tinhola”, que atuou como orientador técnico na Escolinha do Futebol do bairro Taboãozinho durante 6 anos. Depois, em Futebol de Campo, na Vila Sônia. Foi Técnico da Seleção de Futebol e Futsal dos Jogos Regionais de Itapetininga. Foi Técnico da Seleção de Futsal na cidade de Itu, quando se tornou Campeão dos Jogos Regionais. Participou na Comissão Técnica com o Senhor José Domingues (Zé Tubo) da Seleção de Itapetininga em um campeonato de futebol que foi realizado no Derac contra a Seleção que reuniu atletas de vários países como Finlândia, Canadá e Suécia. Participou de seis vezes da prova anual da São Silvestre.

Em seguida, Tinhola entregou a tocha para Sueli Pereira Soares, considerada a 1ª recordista paralímpica das Américas, em Lançamento do Disco. A jovem foi medalhista de bronze no lançamento de disco nos Jogos, na França. Sueli Pereira participou de várias competições. Entre elas, as que mais marcaram foi a da França, em 2022 e em Marrakech, Capital do Marrocos, em 2023. Sueli foi a atleta responsável por acender a pira.

Já a atleta Kelly Aparecida de Oliveira Pedroso fez o juramento dos atletas. A jovem foi a 4ª colocada em Vôlei de Praia, em 2018, a 2ª colocada em quadra e em Vôlei de Praia, em 2022, a 2ª colocada em quadra e em Vôlei de Praia, em 2023 e 3ª colocada em quadra e 2ª colocada em Vôlei de Praia, em 2024.

A abertura oficial dos Jogos Regionais 2025 foi declarada pela Secretária Estadual de Esportes e pelo prefeito de Itapetininga, ao som do Dj André Diniz, convidado para abrilhantar a noite.

Imagem sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA