A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, torna pública a notícia da aprovação do Plano de Ação referente ao Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Com isso, o Ministério da Cultura garante o repasse de R$ 1.120.229,37 para o ano de 2025, com um total estimado de R$ 4.480.917,48 ao longo dos próximos quatro anos para fomento à cultura local.
Este importante passo marca o início de uma nova fase de escuta ativa e participação popular para a construção coletiva do Plano de Aplicação dos Recursos, garantindo que os investimentos atendam as reais necessidades e potencialidades da cultura itapetiningana.
Está disponível o formulário de escuta pública, onde qualquer pessoa pode contribuir com sugestões, demandas e ideias sobre como os recursos devem ser aplicados no município. A participação de artistas, coletivos, produtores culturais e da população em geral é fundamental para garantir uma política cultural democrática, plural e eficiente.
Acesse o formulário de escuta pública: https://forms.gle/qYpWDpPSyeWywEWRA
Além do formulário online, será divulgado o calendário das escutas setoriais com representantes de áreas como audiovisual, música, cultura tradicional e popular, dança, teatro, literatura, economia criativa, entre outras. Essas reuniões serão oportunidades para aprofundar o diálogo com cada segmento e promover uma construção conjunta das políticas públicas para a cultura.
O Núcleo de Apoio à Produção Cultural, que está localizado na Casa da Cultura, segue à disposição de segunda à sexta-feira, das 09h às 17h, para auxiliar agentes culturais do município. O setor oferece orientação coletivas e gratuita para fortalecer a atuação cultural local, proporcionando orientações para que produtores e coletivos possam acessar recursos e oportunidades para viabilizar suas iniciativas.