No próximo sábado, 29 de novembro, o Sarau Balaio Popular chega ao seu último dia de programação levando ao público uma tarde inteiramente dedicada à cultura caipira, uma das expressões mais fortes da identidade do interior paulista.
O encontro acontece a partir das 14h, na sede da AMEIPAS, reunindo artistas, grupos e comunidades que mantêm vivas as sonoridades e tradições que atravessam gerações.
A programação de encerramento reúne três importantes expressões da cultura caipira. A Orquestra de Viola Teddy Vieira traz ao sarau a força da música de raiz, com violeiros de várias gerações celebrando a tradição do interior. O recém-criado grupo Cantos da Passarinhada, dirigido por Kátia Baroni, faz sua estreia apresentando cantos de trabalho brasileiros com percussão corporal. E o violeiro e educador Bob Vieira, referência na transmissão da cultura caipira na região, completa o encontro conectando passado e presente por meio da viola e de sua atuação formativa na comunidade.
O Sarau Balaio Popular encerra sua primeira edição reafirmando sua missão: fortalecer redes culturais, valorizar artistas do território e promover a circulação de saberes e expressões populares, especialmente nas periferias de Itapetininga.
Esse projeto só se tornou possível graças aos recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, e ao apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itapetininga, por meio do edital de Ações Culturais Periféricas, permitiu que a cultura alcançasse diferentes territórios da cidade, valorizando artistas locais e fortalecendo a arte produzida nas periferias.
SERVIÇO:
Sarau Balaio Popular
DIA: 29 de novembro, sábado
HORA: A partir das 14h
LOCAL: AMEIPAS – Rua José Carlos de Abreu, 211, Vila Sotemo