A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, juntamente com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Políticas Públicas para a Mulher, realizaram na manhã desta terça-feira, 2 de dezembro, a inauguração da Casa da Mulher Paulista, um espaço criado para fortalecer políticas públicas voltadas à proteção, autonomia e acolhimento das mulheres acima de 18 anos.
A unidade oferece um ambiente estruturado para o desenvolvimento de ações destinadas às mulheres vulneráveis vítimas de discriminação e violência, com foco na promoção do encorajamento, autonomia financeira e acesso a serviços essenciais. O local disponibiliza atendimento psicossocial, socioassistencial e apoio jurídico, assegurando acolhimento humanizado e integrado.
Administrada pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Itapetininga, a Casa da Mulher Paulista foi criada com o propósito de ampliar oportunidades, garantir direitos e fortalecer o protagonismo feminino no município. O espaço concentra serviços que estimulam a emancipação social e econômica, oferecendo cursos, oficinas e capacitações voltadas ao empreendedorismo, geração de renda e desenvolvimento profissional, reforçando o compromisso com a autonomia financeira das mulheres.
A unidade também integra a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, fortalecendo o fluxo de atendimento e articulação com órgãos parceiros, como a Delegacia de Seccional e Delegacia de Defesa da Mulher, serviços de assistência social, saúde e instituições de apoio.
Além dos atendimentos especializados, a Casa da Mulher oferece rodas de conversa, grupos terapêuticos e atividades voltadas ao autocuidado e elevação da autoestima, ampliando o suporte emocional e social disponibilizado às mulheres atendidas.
A inauguração da Casa da Mulher Paulista representa um marco para Itapetininga, consolidando uma política pública moderna, humanizada e integrada, dedicada a garantir direitos, dignidade e oportunidades às mulheres. A iniciativa reforça o compromisso do município com a construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária, fortalecendo o combate a todas as formas de violência de gênero.
A Casa da Mulher Paulista de Itapetininga funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
Mais informações pelo (15) 99853-9796