A Guarda Civil Municipal de Itapetininga participou, entre os dias 1ª e 6 de dezembro, de uma capacitação do Programa Dronepol, na Escola de Formação da GCM de Itararé, para formação de Operadores de Drone.
O curso reuniu profissionais de segurança de 27 cidades de diversas regiões do país para um curso intensivo de 40 horas. Itapetininga esteve representada pelo GCM Classe Especial Augusto.
O programa Dronepol – Formação de Operadores de Drone é reconhecido como um dos melhores cursos do segmento na América Latina. A iniciativa reúne Guardas Civis Municipais e profissionais de segurança promovendo a integração e o intercâmbio de melhores práticas no uso da tecnologia.
Com um corpo de instrutores altamente qualificados cedidos pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM/SP), o curso intensivo ofereceu 40 horas de formação técnica e tática, abrangendo:
- Pilotagem Avançada de Drones;
- Fiscalização e Patrulhamento Aéreo;
- Leitura de Cenários de Alto Risco;
- Uso de Tecnologias para fortalecimento da Proteção Cidadã.
A realização da capacitação marca um passo significativo para o município de Itapetininga. Ao término da formação, a GCM estará apta a iniciar o Policiamento com Drones, uma inovação que visa:
- Ampliar a Prevenção: Oferecendo uma visão estratégica para monitoramento de grandes áreas e eventos;
- Aumentar a eficiência operacional dando suporte a operações de segurança e fiscalização.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o curso representa a união da tecnologia, preparo e parceria em prol da segurança pública local e regional.