Encerramento do Percurso Formativo do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos reúne municípios da região
Confira os detalhes
No dia 3 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação de Itapetininga sediou o encerramento do percurso formativo do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, reunindo educadores e representantes dos municípios de Itapetininga, Alambari, Angatuba, Tatuí e Piedade. O encontro marcou a conclusão de um ciclo de estudos voltado ao fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos na região.
O evento foi marcado por ricas trocas de experiências, compartilhamento de práticas pedagógicas e reflexões sobre os desafios e avanços no atendimento à EJA. Os participantes destacaram a importância do percurso formativo para qualificar ações, ampliar estratégias e promover uma educação mais inclusiva, democrática e transformadora.
Durante a programação, foram entregues os certificados aos concluintes, reconhecendo o empenho, a participação e a dedicação de todos ao longo do processo formativo.
O encerramento reforçou a parceria entre os municípios e renovou o compromisso coletivo com a construção de caminhos que garantam mais oportunidades educacionais para jovens, adultos e idosos, evidenciando a relevância da formação continuada para o avanço da educação em toda a região.
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O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.