A Prefeitura de Itapetininga realizou, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a primeira edição de 2026 do Mutirão de Combate à Dengue, com ações de conscientização e limpeza nos bairros Jardim Nova Era, Gramados I e II, Vila Recreio e Jardim Cruzeiro do Sul. Ao todo, foram retiradas 176 toneladas de materiais potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Ao todo, 1651 imóveis foram visitados e foram necessárias 20 viagens de caminhões para a retirada e transporte dos resíduos.
O trabalho teve como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter a cidade limpa, reforçando a prevenção contra a dengue, zika e chikungunya. Os técnicos orientaram os moradores sobre a eliminação de focos do mosquito e os impactos dessas doenças na saúde coletiva, destacando a necessidade de manter quintais limpos e realizar o descarte correto de materiais que acumulam água. A iniciativa é uma ação multidisciplinar entre as pastas da Educação, Serviços Públicos, Obras, Meio Ambiente e Saúde, além da Defesa Civil Municipal.
A Prefeitura reforça que entulho, poda de árvores e madeira não são recolhidos e devem ser destinados ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV). O local conta com caçambas identificadas para diferentes tipos de resíduos, como construção civil, jardinagem, madeiras e materiais recicláveis. O PEV fica na Rua Alceu Corrêa de Moraes, 1.109, Jardim Vieira de Moraes, funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h, exceto feriados.
Resultados positivos na saúde pública
As ações preventivas têm refletido diretamente nos indicadores de saúde do município. Itapetininga registrou uma queda de 83,33% nos casos de dengue em janeiro de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado. Até o dia 30 de janeiro de 2026, foram confirmados dois casos da doença, enquanto em janeiro de 2025 haviam sido registrados 12 casos. No total, em 2025, o município contabilizou 414 casos de dengue e um óbito.