Na manhã do dia 5 de abril, por volta das 8h30, uma equipe da Guarda Civil Municipal de Itapetininga realizava patrulhamento preventivo nas imediações da vila Sônia, quando durante a ação, dois indivíduos foram avistados em atitude suspeita.
Ao perceberem a aproximação da viatura, os homens tentaram fugir. Durante a tentativa de evasão, os suspeitos teriam dito frases de provocação contra os agentes. Com apoio de outras guarnições e da equipe de apoio tático, foi possível deter um dos envolvidos.
Durante a fuga, o indivíduo jogou uma blusa que, posteriormente localizada, continha uma sacola com 44 pinos de substância aparentando ser cocaína. Com o suspeito, foram encontrados R$ 240 em espécie.
Durante a abordagem, o homem resistiu à prisão, sendo necessário o uso progressivo da força para contê-lo. Após ser algemado, ele foi conduzido ao Plantão Policial.
Na delegacia, conforme registrado no boletim de ocorrência, o suspeito voltou a apresentar comportamento hostil diante da equipe. Os fatos foram formalizados em registro policial, com enquadramento por tráfico de entorpecentes, resistência e desacato.