Neste sábado, 16 de agosto, o Parque Ecológico “Regina Freire”, em Itapetininga, será palco do Festival Batuques do Interior, evento que celebra os 10 anos do Grupo de Maracatu Gunga da Terra. A festa começa ao meio-dia e promete reunir música, arte, tradição e muita energia positiva para toda a região.
O grupo, que recentemente foi reconhecido como Ponto de Cultura pela Política Nacional de Cultura Viva, tem como missão promover e fortalecer a cultura afro-brasileira, articular a rede de artistas populares do interior paulista e contribuir para a preservação das tradições dos povos originários e comunidades tradicionais do Brasil.
A programação traz ritmos afro-brasileiros como maracatu e samba de bumbo, além de apresentações do próprio Gunga da Terra e de grupos convidados, entre eles: Abadá Capoeira, Corpos Brincantes, Aristocratas do Samba e batuqueiros vindos diretamente de Recife, ampliando a diversidade cultural do festival.
Além das atrações musicais, o público poderá participar de oficinas infantis de musicalização, visitar a feira de artesanato local e degustar gastronomia típica. Todas as atividades são gratuitas e abertas para pessoas de todas as idades.
O Festival Batuques do Interior é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Para mais informações sobre a programação completa, oficinas e horários, acompanhe o Grupo Gunga da Terra no Instagram: @gungadaterra.
SERVIÇO:
FESTIVAL BATUQUES DO INTERIOR
Data: 16 de agosto
Horário: A partir do meio-dia
Local: Parque Ecológico “Regina Freire” – Bairro da Chapadinha