Entre os dias 25 e 27 de junho, a Casa da Cultura de Itapetininga receberá a 15ª Mostra Cinema e Direitos Humanos cujo tema de 2026 é Emergência Climática, iniciativa nacional que promove o acesso gratuito ao cinema brasileiro e estimula reflexões sobre cidadania, diversidade, justiça social e sustentabilidade.
A edição deste ano propõe um olhar especial para os desafios ambientais contemporâneos e para as relações entre direitos humanos, território, cultura e preservação da vida, reunindo produções de diferentes regiões do país que apresentam histórias de ancestralidade, memória e modos de vida tradicionais.
A realização da mostra em Itapetininga marca um momento importante para o município, sendo a primeira vez que a sala de exibições da Casa da Cultura é credenciada para integrar a rede nacional de exibições. A ação é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e conta com a organização local da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A programação foi estruturada em quatro eixos temáticos: Infantil, Floresta, Água e Terra:
PROGRAMAÇÃO
25 de junho (quinta-feira)
19h – Sessão de Abertura
Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá - 2024 - 90 min - Livre
Documentário acompanha a busca de Sueli Maxakali e Maísa Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, bem como as lutas enfrentadas pelos povos indígenas Tikmũ’ũn e Kaiowá em defesa de seus territórios e modos de vida.
26 de junho (sexta-feira)
14h – Sessão Infantil
Voltada para famílias e grupos escolares, a sessão reúne histórias que valorizam a imaginação, a diversidade cultural, os saberes tradicionais e o cuidado com a natureza.
19h – Sessão Floresta
A sessão apresenta reflexões sobre os impactos ambientais que afetam povos indígenas e comunidades tradicionais, destacando a importância da proteção dos conhecimentos ancestrais e da biodiversidade.
27 de junho (sábado)
16h – Sessão Água
Com histórias ligadas aos rios, às águas e às comunidades que delas dependem, a sessão aborda questões relacionadas à justiça ambiental, memória, pertencimento e modos de vida tradicionais.
19h – Sessão Terra
Encerrando a programação, a sessão reúne narrativas que discutem território, identidade, memória coletiva e direitos sociais.
Serviço:
15ª Mostra Cinema e Direitos Humanos - Emergência Climática
Local: Casa da Cultura de Itapetininga - Rua Benjamin Constant, 327, Centro
Dias: 25, 26 e 27 de junho
Entrada gratuita
Sujeito à capacidade de lotação do espaço.
Informações e agendamento de grupos escolares, instituições e demais grupos organizados:
Secretaria de Cultura e Turismo de Itapetininga - fone: 15 3272-3401.