Promoção Social - Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017

Lançado em Itapetininga o Programa “Apadrinhamento Solidário”

Lançado em Itapetininga o Programa “Apadrinhamento Solidário”

Com foco na convivência familiar, a Vara da Infância e Juventude de Itapetininga, com a parceria e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Promoção Social, lançaram nesta quarta-feira (23), no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, o programa “Apadrinhamento Solidário”.

A proposta dos três tipos possíveis de apadrinhamento foi apresentada aos participantes. São elas: o afetivo, quando os padrinhos mantêm contato com o apadrinhado fora dos locais de acolhimento sem a guarda da criança ou adolescente, o financeiro, quando há contribuição para atender as necessidades do apadrinhado sem, necessariamente, criar vínculos afetivos e o de Serviços, quando o padrinho habitualmente realiza serviços na instituição ou fora dela, voltados às necessidades das crianças e adolescentes.

O juiz da Vara da Infância e Juventude, Alessandro Viana Vieira de Paula, destacou que para ser um “Padrinho Solidário”, em qualquer uma das modalidades, é necessário que o interessado tenha a idade mínima de 18 anos, e que preencha uma ficha cadastral fornecida pelo CREAS - Centro de Referência Especializado em Assistência Social ou das Instituições de Acolhimento.

“Apadrinhamento Afetivo é diferente de adoção, quando há vínculo familiar. Uma pessoa pode ser padrinho mais de uma vez. É um ato de amor e solidariedade”, enfatizou o juiz Alessandro Viana Vieira de Paula.

Quem quiser ser um “Padrinho Solidário” pode entrar em contato no CREAS, que fica à rua João Evangelista, 416, no centro. Os telefones para informações são: (15) 3275-4381 / 3272-2679.