Promoção Social - Segunda-feira, 29 de Julho de 2013

Projetos Sociais acolhem pessoas em situação de rua

Blitz Social

Projetos Sociais acolhem pessoas em situação de rua

Equipes do Projeto Somar e Blitz Social estão percorrendo bairros para acolher as pessoas em situação de rua. Nesta quinta-feira, 25 de Junho, houve uma equipe de cerca de 8 pessoas do Projeto Somar, juntamente com o Secretário de Promoção Social, Rogélio Barchetti, para amparar as pessoas em situação de rua.

A equipe percorre a cidade em busca de pessoas, e oferece chocolate quente, pão com presunto e queijo, café e os convidam a serem levados ao SOS, que tem cerca de 40 vagas.

Lá os acolhidos tem a oportunidade de tomar um banho quente, dormir em uma cama com cobertor, colocar uma roupa limpa e podem tomar café da manhã, almoçar e jantar.

Além disso durante o dia, os dependentes de álcool e drogas, participam de atividades no CAPS AD. Além disso, a equipe procura reatar os laços familiares, enviando eles para a cidade de origem e os que são da cidade são encaminhados a casa dos familiares. Quando o governo atual entrou na administração no início deste ano, haviam 82 pessoas em situação de rua, e com os projetos, hoje em dia são apenas 8 pessoas.

Em casos em que essas pessoas se recusam a ir ao SOS voluntariamente, a equipe doa cobertores para que eles fiquem aquecidos no frio.

Programação dos Projetos

Quinzenalmente as quintas-feiras o Projeto Somar sai as ruas, se alternando quinzenalmente as sextas-feiras com a Blitz Social, que além de acolher as pessoas em situação de rua, fiscaliza bares, e com a ajuda da PM E GCM pega traficantes, usuários e fecha locais que estejam praticando a promiscuidade infantil.

De 1 de Junho a 1 de outubro as blitz semanais intercaladas estão sendo realizadas duas vezes por semana por conta do frio.

Além disso, quinzenalmente as sextas-feiras, tem o café com papo às 7h, no SOS, com sucos, salgados, café, leite, chocolate, doces, acompanhado de palestras de 30 min sobre auto-estima, saúde, esporte e cultura, essas são ministradas pelo Secretário de Promoção Social, ou técnicos da Saúde e Promoção Social.