Gabinete - Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

Itapetininga sedia reunião para resolver pendências do Condergi

Itapetininga sedia reunião para resolver pendências do Condergi

O Chefe do Executivo, esteve presente na Câmara Municipal de Itapetininga em reunião sobre o Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de Itapetininga (Condergi), com outros prefeitos da região. O objetivo foi inteirar os novos gestores sobre a situação do consórcio junto aos 13 municípios.

Atualmente, os 13 municípios juntos devem ao CONDERGI, um montante de aproximadamente quinze milhões de reais. Esse problema se arrasta por cerca de 20 anos, porém, sem que os prefeitos tenham tomado às atitudes concretas para resolver a questão.

O prefeito destacou que Itapetininga, por ser o maior devedor, deve liderar uma discussão definitiva sobre o assunto, e cobrou um relatório para que cada município saiba o que realmente deve, e assim, resolver em definitivo a situação. Finalizando,  o Prefeito propôs uma nova reunião para esclarecer as dúvidas e propor soluções.

O Condergi foi criado na década de 90, e prestava serviços às prefeituras de 13 cidades: Alambari, Angatuba, Boituva, Campinha do Monte Alegre, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Guareí, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Tatuí e Tietê. Os recursos eram repassados pelas cidades de acordo com o número de habitantes.

Anteriormente, a comissão dos municípios que compõem o Condergi decidiram por extinguí-lo, mas as pendências junto a Receita Federal impediram que o processo avançasse.