Cultura - Segunda-feira, 20 de Maio de 2019

Centro Cultural e Histórico de Itapetininga apresenta “A Abolição Vista Pelos Negros”

Confira

Buscando dar visibilidade às vozes dos povos afrodescendentes, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria do Governo do Estado de São Paulo, promoveu um evento de conscientização histórica e social sobre a condição do negro. “A Abolição Vista Pelos Negros” foi realizada por agentes sociais e artistas que apresentaram aula e roda de capoeira, peças teatrais, palestra, apresentação de rap e poesia, dança e exposições artísticas, no Centro Cultural e Histórico “Brasílio Ayres de Aguirre”.

“Abadá Capoeira”,

Teatro “Garalhufas”, formado por alunos de Eletromecânica do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo), apresentou a peça “Não Existe Racismo no Brasil, Negão”, com direção e produção Eleni Jesus de Souza.

O empresário e estudante de Gestão Ambiental, Adonis de Jesus, responsável pelo projeto “Cada Gota Vale”, ministrou uma palestra sobre o “Negro e a dificuldade em seus projetos”.

Radicada em Itapetininga, a jovem rapper Mina Cris, de 20 anos, tem conquistado seu espaço na cena independente local e apresentou seu projeto musical.

Uma projeção artística e a exposição “África em Nós”, “Consciência Negra em Cartaz” e “Arte Negra na Cultura Brasileira”, com apoio institucional do Governo do Estado de São Paulo. Sob curadoria de fotógrafo Walter Firmo, a exposição apresenta mais de 100 ampliações de fotografias que retratam a influência africana no cotidiano da sociedade brasileira.

O grupo “Corpos Brincantes” apresentou uma dança típica do Nordeste Brasileiro, o Coco de Roda, influenciado por ritmos africanos e bailados dos povos indígenas, a coreógrafa Eleni Souza conduziu a dança. Em seguida, retornaram celebrando o corpo negro e a ancestralidade com a dança Oxum.

A pedagoga, consultora de gênero e raça e agente social de causas da comunidade negra e da mulher, Flávia Costa, apresentou a palestra “A Abolição Vista Pelos Negros”.

A poetisa Larissa Silva finalizou a programação do evento apresentando seus poemas, com temáticas da luta pela emancipação do negro.