Itapetininga, sábado, 28 de maio de 2022 Telefone (15) 3376-9600

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 31 de Maio de 2019

Itapetininga divulga programação para a Semana do Meio Ambiente

Itapetininga divulga programação para a Semana do Meio Ambiente

Para celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente que começa no dia 1º de junho e o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5 , a Prefeitura de Itapetininga elaborou uma programação especial para destacar a importância de ações coletivas em prol à preservação da natureza, com uma série de opção de atividades para a população, numa parceria da Secretaria do Meio Ambiente com a Câmara Municipal, iniciativa privada e diversas organizações da sociedade civil envolvidas com a questão ambiental.

Confira a programação:

Dia 02 – domingo

8 horas

Limpeza no trecho do Rio Itapetininga com a participação do Grupo de Pescadores, Defesa Civil e Viveiro Municipal.

Saída – próximo a uma empresa de laticínios.

Dia 03 – segunda

8 horas

Plantio de mudas com a participação dos frequentadores do Espaço da Melhor Idade

Serão plantadas 15 mudas das espécies Ipê, Quaresmeira e Manacá da Serra

Local - Praça entre as ruas Alceu Cardoso e Dr. Coutinho – Vila Aurora

Dia 04 – terça

8 horas

Palestras Técnicas com o tema “A Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema na Educação Ambiental”

Geomorfologia e Hidrografia da Bacia do Alto Paranapanema – com o Prof. Dr. Emerson Arruda (UFSCar)
A alfabetização Científica no Fund 1 e Fund 2 – com o Prof. Dr. Thiago Phillipe Camargo Timo - Pesquisador
Desafios da Educação Ambiental em sala de aula – com o Prof. Dr. Ivan Fortunato - IF

Local - Estação Experimental de Itapetininga/Instituto Florestal

Dia 05 – quarta

9 horas - Caminhada Ecológica

A concentração da Caminhada Ecológica será a Praça Peixoto Gomide. O percurso seguirá pela rua Campos Salles e Júlio Prestes com término na Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Largo dos Amores).

das 10 às 17h - Feira “Sementinhas do Bem”

Na Feira “Sementinhas do Bem” serão dispostos stands da Prefeitura de Itapetininga e de diversas instituições envolvidas com a questão ambiental. Estarão presentes Cooperativa Itapetininga de Reciclagem – Cooperita, Viveiro de Mudas Municipal, Setor de Controle de Zoonoses e Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Projeto “Pé no Mato, Pé na Mata”, instituições particulares de ensino superior, Projeto “Cada Gota Vale”, concessionária de água e esgoto, Defesa Civil Municipal, Guarda Civil Municipal, Grupo Amigos do Rio Itapetininga, entre outros.

Na ocasião, a Cooperita estará recolhendo materiais reciclados (material eletrônico, eletrodomésticos, vidros, papel, óleo de cozinha, óleo de automóveis, papelão, plásticos, borrachas, garrafas pets, metais e outros materiais). A Cooperativa também fará a divulgação do Programa “Câmbio Verde”.

Os técnicos do Viveiro de Mudas Municipal darão orientações sobre regras de plantios e apresentarão sua diversidade de espécies arbóreas.

Já o Setor de Controle de Zoonoses realizará a sensibilização sobre a posse e guarda responsável dos animais domésticos e apresentação de amostras de animais peçonhentos.

Também, para orientar a população, o Departamento de Vigilância Epidemiológica dará informações sobre as possíveis doenças decorrentes do descarte de resíduos em locais incorretos e o quanto atitudes como essa contribuem para o aparecimento de focos do mosquito Aedes Aegypti.

Dia 06 – quinta

8h30 - Capacitação de Arborização Urbana

com atividade prática de como realizar uma poda construtiva de manutenção, em parceria com a Concessionária de Energia local.

Local - Auditório Municipal “Alcides Rossi” – Praça dos Três Poderes,1000 – Jardim Marabá - anexo ao Paço Municipal

Aberto ao Público

Das 14 às 16 horas - Palestras

Palestra “Cidadania e Educação Ambiental – com o Prof. Dr. Ivan Fortunato

Palestra “Rio Itapetininga: em busca nascente – com Hermélio Moraes – ambientalista

Local – Rua José Soares Hungria, 489 – Jardim Marabá

19h30

Missa realizada pela Pastoral de Meio Ambiente da Paróquia São Roque -  com participação da Cooperita e Secretaria do Meio Ambiente

Endereço -  rua Pe. Carlos Regatieri, 71, vila Rio Branco.

Dia 07 – sexta

Durante todo o dia - Ações de Educação Ambiental nas Escolas municipais

em parceria com a Concessionária de Energia local

Unidades escolares:

EMEF “Rosa Badin Vieira”

EMEF “Zarife Yared”

EMEF “Loide Lara”

EMEI “Maria Quarentei Cardoso”

Dia 08 – sábado

Programa “Nascentes Itapê”

Limpeza e preservação de nascentes localizadas no Jardim Brasil com a participação da comunidade, Associação Esportiva e Cooperita.

Endereço – Rua Baltazar Lorenzetto, s/n – Jardim Brasil.

Dia 09 -  domingo

8 horas

Saída – próximo a uma empresa de laticínios.

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/05/2022

Portal atualizado em: 27/05/2022 17:57:18