Itapetininga, sábado, 28 de maio de 2022 Telefone (15) 3376-9600

Caminhada ecológica marca o Dia Mundial do Meio Ambiente em Itapetininga

Caminhada ecológica marca o Dia Mundial do Meio Ambiente

Caminhada ecológica marca o Dia Mundial do Meio Ambiente em Itapetininga

O Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorreu nesta quarta-feira, 5, foi marcado pela Caminhada Ecológica de jovens pelas ruas centrais de Itapetininga. O evento percorreu as ruas Campos Salles e Júlio Prestes e terminou na Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Largo dos Amores).

Além dos estudantes, a iniciativa privada e as organizações da sociedade civil estavam envolvidas nas atividades da Semana do Meio Ambiente. O vendedor de flores, Antônio Marques, que estava presente na praça, mencionou sobre a data. “Eu não tinha muita noção sobre a importância do Meio Ambiente. Mas agora entendi sua importância, se não cuida da natureza tudo fica triste. O que se destrói, dificilmente será formado novamente”, contou.

Para o idealizador do Projeto “Cada Gota, Vale”, que recolhe óleo de cozinha usado no município, a data do Dia Mundial do Meio Ambiente é um momento para reforçar o tema junto à população. “Nossas ações estão nas escolas municipais junto às crianças para que nos ajudem a recolher o óleo e evitar que este material seja despejado na pia e acabe poluindo as águas do rio”, destacou. “Temos que ter um descarte correto. Hoje temos 46 pontos de entrega de óleo”, reforçou.

A professora Aline da Silva Proença Bueno, da Escola Municipal Hilda Weiss Trench, explicou que os alunos apreciam as aulas em área aberta. “Eles estão animados e aprendem muito com estas aulas que são mais dinâmicas. Tudo isso os tornam mais conscientes com atitudes novas em suas vidas, destacou a professora que comandava uma sala de aula. “Valeu muito a pena”, completou.

Cada morador pode colaborar com a natureza. Como a separação de material reciclável, como papel, vidro, plásticos e metais. Todo o material pode ser entregue na sede da Cooperita. Os moradores que tenham interesse na coleta em seus prédios ou condomínios podem ligar para (15) 3373-5309 para inclusão da coleta seletiva ou os interessados podem levar o material para a sede da Cooperita que fica à rua Orlando Scotto, 68, Vila Prado.

Sementinhas do Bem

No Dia Mundial do Meio Ambiente, foi promovida a feira “Sementinhas do Bem”, com diversas instituições envolvidas com a questão ambiental. Estarão presentes integrantes da Cooperita, Viveiro de Mudas Municipal, Setor de Controle de Zoonoses e Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Projeto “Pé no Mato, Pé na Mata”, instituições particulares de ensino superior, Projeto “Cada Gota Vale”, concessionária de água e esgoto, Defesa Civil Municipal, Guarda Civil Municipal, Grupo Amigos do Rio Itapetininga, entre outros

Programação para Dia 06 – quinta

8h30 - Capacitação de Arborização Urbana

com atividade prática de como realizar uma poda construtiva de manutenção, em parceria com a Concessionária de energia elétrica local.

Local - Auditório Municipal “Alcides Rossi” – Praça dos Três Poderes,1000 – Jardim Marabá - anexo ao Paço Municipal

Aberto ao público

das 14 às 16 horas - Palestras

Palestra “Cidadania e Educação Ambiental” – com o Prof. Dr. Ivan Fortunato

Palestra “Rio Itapetininga: em busca nascente” – com Hermélio Moraes – ambientalista

Local – Rua José Soares Hungria, 489 – Jardim Marabá

19h30

Missa realizada pela Pastoral de Meio Ambiente da Paróquia São Roque -  com participação da Cooperita e Secretaria do Meio Ambiente

Endereço -  rua Pe. Carlos Regatieri, 71, vila Rio Branco.

Dia 07 – sexta

Durante todo o dia - Ações de Educação Ambiental nas Escolas Municipais

em parceria com a Concessionária de Energia Elétrica:

EMEF “Rosa Badin Vieira”

EMEF “Zarife Yared”

EMEF “Loide Lara”

EMEI “Maria Quarentei Cardoso”

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/05/2022

Portal atualizado em: 27/05/2022 17:57:18