Fundo Social de Solidariedade - Terça-feira, 25 de Junho de 2019

Programa “Costurando Oportunidades” já atendeu 600 crianças

A 3ª entrega de camisetas novas foi na creche Maria Benedicta Bastos Martins, na Vila Piedade. Foram beneficiados 115 alunos das 1ª e 2ª Etapas, Berçário e Maternal I e II. Cada um recebeu 2 itens do vestuário de graça, totalizando 230. A administração municipal já atendeu as unidades escolares do Rechã e Vila Mazzei. Com a entrega, 600 crianças foram favorecidas e produzidas 1.200 camisetas.

No programa “Costurando Oportunidades”, 20 alunos se profissionalizam com aulas de corte e costura durante três meses e recebem uma ajuda de custo no valor de R$ 200. Eles poderiam escolher um produto para realizar, e se optou por confeccionar as camisetas escolares para creche.

Uma das costureiras é Angela Mota, 39 anos, que há 12 atua no setor. “Antes eu trabalhava na produção de jeans, agora estou na confecção de malha. Já tinha feito o curso no Ceprom e estou fazendo uma requalificação no Costurando Oportunidades”, disse Angela. Segundo a aluna, novas perspectivas se abriram desde que começaram as aulas no Fundo Social da Solidariedade. “Vamos abrir uma cooperativa. Temos planos. Nosso desafio é adquirir máquinas”, contou um pouco antes do evento da entrega das camisetas na Creche da Vila Piedade.

Também está empolgada Jussara Mendonça, 37 anos, sendo que 15 são dedicados à corte e costura. “O curso trouxe novos aperfeiçoamentos. Na fábrica que eu trabalhava antes, só montava uma peça, tinha uma única função. Alinhava o bolso. Agora estou mais feliz. Tenho a noção geral do vestuário. O curso nos deu maior capacitação e o sonho de abrir uma cooperativa. Vamos iniciar o mês que vem e sabemos que é difícil a caminhada”, afirmou feliz.