Saúde - Sexta-feira, 28 de Junho de 2019

Alunos da ETEC dão show de solidariedade no Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes”

Nesta manhã, ao acordar, no que você pensou? Em “entrar de cabeça” na rotina exaustiva do dia a dia ou em fazer a diferença na vida de alguém?

Os alunos e coordenação do curso técnico de enfermagem da ETEC “Darcy Pereira de Moraes”, em Itapetininga resolveram optar pela segunda alternativa e dedicar parte de seu tempo à solidariedade, ao amor e, principalmente, à alegria.

Quem passava em frente ao Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes” na tarde desta quinta (27) notou uma movimentação diferente logo na entrada da unidade. Eram chapéus multicoloridos, laços, enfeites e, sobretudo, a marca registrada daqueles que têm por ofício, levar alegria aos outros: os narizes vermelhos de palhaço.

Inspirados no grupo “Doutores da Alegria”, organização não governamental fundada em 1991, os alunos da escola técnica se mobilizaram e transformaram a tarde de pacientes, acompanhantes, médicos e enfermeiros numa contagiante festa de alegria e de amor.

Olhares curiosos se misturavam a sorrisos e às gargalhadas dos menos tímidos. Celulares focavam os melhores ângulos para as fotos e eternizavam a lembrança em vídeos, provavelmente enviados aos famosos “grupos da família” dos pacientes ali atendidos.

Um violão, que animava a cantoria com músicas de um repertório que trazia a descontração e as lembranças do mês de São João e São Pedro, só parava de tocar quando os alunos, atentos, ouviam os mais diferentes relatos daqueles que, internados, buscam recuperação.

Surpresa com a aglomeração do grupo à porta do hospital e reconhecendo o objetivo da ação, a enfermeira aposentada Madalena Bicudo de Almeida, 67, que trabalhou na unidade por quase 30 anos, relembrou a época de trabalho e o quanto ações como esta são bem-vindas.

“Quando vi aqueles meninos agrupados, se preparando para entrar, fiquei feliz porque sei muito bem que isso ajuda muito na recuperação dos pacientes. Nos dias de hoje, é sempre bom ter alguém para trazer felicidade. Se cada um fizer um pouquinho, todos saem ganhando”, explicou.

Para a chefe do Executivo, que realiza visitas com frequência ao hospital e que conhece a realidade da internação, a iniciativa dos alunos da ETEC é motivo de orgulho e deveria servir de exemplo a outras ações.

“Humanização é tudo. Podemos ter a melhor estrutura em qualquer lugar, mas sem a humanização, nada disso faz diferença. Tratar com respeito, com voluntariado e ainda fazer sorrir é tarefa para pouco e privilegiados. Parabéns, turminha e meu obrigada de coração”, comentou a chefe do Executivo.