Meio Ambiente - Segunda-feira, 01 de Julho de 2019

“Câmbio Verde” no Taboãozinho recolhe mais de meia tonelada de materiais recicláveis

Foi um sucesso. O bairro Taboãozinho recebeu a 2ª edição do Programa “Câmbio Verde”, iniciativa da Prefeitura de Itapetininga, de braços abertos e com muita consciência ambiental na manhã deste sábado (29).

Moradores locais e dos bairros vizinhos se mobilizaram pela sustentabilidade e a arrecadação de materiais recicláveis com troca por alimentos superou em quase três vezes os números do lançamento do programa, realizado no mês de maio.

Ao todo foram recebidos 640 quilos de materiais entre papel, plástico, metal e vidro que resultaram na troca de 160 quilos de mantimentos como feijão, arroz e farinha de milho, abastecendo a dispensa de dezenas de famílias. Todo material foi recolhido e levado para triagem na Cooperita, cooperativa de reciclagem do município.

A Samanta Nunes, 30 anos, moradora da vila Belo Horizonte, foi a primeira a fazer sua troca. E que troca! Ela, acompanhada do marido e da filha, Eliza, de 6 anos, trouxeram 277 quilos de materiais recicláveis, cuidadosamente separados durante um mês de trabalho.

A mãe de três filhos explicou que o programa está sendo muito importante para o sustento da família.

“No momento, eu e meu marido estamos desempregados. Ficamos sabendo do ‘Câmbio Verde’ por um amigo. Eu ia vender todo esse material, mas só pagam 10 centavos por quilo. Aqui, quatro quilos de material valem um quilo de alimento. Lá, eu ia receber 40 centavos e não daria para comprar nada. Só o quilo do feijão custa uns cinco reais. Compensa muito mais trocar pelo mantimento”, contou enquanto o marido transportava os 69 quilos de alimento recebidos com a troca.

Também os adolescentes do Projeto de Evangelização “Sexta é Nóis”, formado por jovens do próprio bairro, coletaram 104 quilos de materiais diversos que foram trocados por 26 quilos de alimentos. Todos os mantimentos serão levados para um acampamento para a refeição do grupo.

Já a pequena Isabela Camila, de 9 anos, aluna do 4º ano da EMEIF “Profª Loide Lara”, localizada próxima ao bairro, fez questão de levar os materiais que separou em casa, segundo a menina, “porque é muito importante respeitar o meio ambiente”.

O objetivo da Isabela era outro. “É só para trazer para a reciclagem mesmo. Nem precisa do alimento” e convencida pela mãe, Dona Rosa, resolveu mudar de ideia.

“Vou levar para doar para quem precisa”, explicou a menina, provavelmente se se dar conta da nobreza de seu gesto.

“É cuidado com o meio ambiente, é a consciência da população e o empreendedorismo com a geração de renda à Cooperita. Graças à coleta seletiva, essas cooperadas tiveram no ano passado, e pela primeira vez, seu 13º salário, além de um rendimento mensal digno”, concluiu a chefe do Executivo.

A próxima edição do Programa “Câmbio Verde” já tem data marcada. Será no dia 27 de julho, na vila Prado, em frente à Escola Municipal “Profª Evanilde Shirley de Oliveira Majewski, à rua Evilásio Massaine Pires, 1530.