Promoção Social - Quarta-feira, 31 de Julho de 2019

Casa Rais para atendimento a moradores em situação de rua, tem novo endereço e passa a oferecer pernoite

Criada em julho de 2017 com a proposta de oferecer um espaço para a reinserção à sociedade de moradores em situação de rua, com oficinas, atividades, lavanderia, além do atendimento especializado dos profissionais da secretaria da Promoção Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Casa Rais - Referência, Apoio e Inclusão Social, estará em novo endereço a partir desta quarta-feira (31). O novo endereço é a rua Benjamin Constant, 390, no Centro de Itapetininga.

A ideia é aproximar o serviço dos moradores em situação de rua uma vez que a maior parte desse público se concentra na área central da cidade, facilitando o acesso, tanto dos frequentadores, como dos grupos de apoio voluntário, que têm contribuído com a distribuição de alimentos.

A novidade é que além dos serviços já oferecidos no período diurno, a Casa Rais passa agora a oferecer o pernoite aos moradores em situação de rua, com colchões, cobertores, banho, alimentação e toda assistência já oferecida.

Muitas vezes resistentes à permanência no SOS – Serviço de Obras Sociais, que continua em funcionamento normalmente, o novo endereço e formato de atendimento da Casa Rais surgem como mais uma opção aos moradores em situação de rua que buscam abrigo e conforto.

A iniciativa vem para complementar a ação inédita realizada em Itapetininga no mês de julho quando, diante das baixas temperaturas registradas na cidade, as portas do Ginásio Municipal de Esportes “Ayrton Senna da Silva” foram abertas para acolhimento dessas pessoas. Posteriormente, devido à demanda, a ação foi transferida para a EMEI “Leonor Vieira Melim”, ambos na vila Barth.

A nova Casa Rais tem capacidade total para 50 pessoas e funcionará em período integral, com oficina durante o dia e pernoite à noite e, a exemplo do que aconteceu no Ginásio e na escola, os moradores poderão levar seus animais de estimação.

O local contará ainda com vigia e apoio da Guarda Civil Municipal para maior segurança aos frequentadores.