Cultura - Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019

Exposição de graça no Centro Cultural exibe obras de Arte Primitiva Moderna

Obras policromáticas e vivas, inspiradas em elementos decorativos a níveis puros, que exprimem a criatividade autêntica da artista Sônia Maria Lima estão expostas no Centro Cultural e Histórico “Brasílio Ayres de Aguirre”, aberta ao público de segunda a sexta, das 09h às 17h. A exposição segue até o dia 29 de agosto.

O objetivo da exposição, promovida pela Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo é promover a pluralidade artística. A Arte Primitiva, ou Arte Naif, é considerada uma expressão que designa artistas autodidatas, demonstra criatividade autêntica e busca inspiração nos elementos decorativos a níveis puros e coloridos, sendo o conteúdo exposto de forma simples e espontâneo.

Natural de Itapetininga, a artista Sônia Maria Lima, nasceu no distrito de Morro do Alto e desde a adolescência apresentou interesse pela arte. Após quase quatro décadas de ausência de vocação artística, retorna as artes plásticas lançando percepções e realizando sua manifestação artística por meio das pinturas em estilo Naif. As obras de Sônia Maria vem sendo executadas em telas, madeira e papel foto, tendo como temas as relações com tradições históricas, culturais, religiosas e folclóricas de nosso país.

O Centro Cultural e Histórico “Brasílio Ayres de Aguirre”, está localizado à praça Marechal Deodoro – popularmente conhecida como Largo dos Amores, centro.