Saúde - Quarta-feira, 06 de Novembro de 2019

Casa de Apoio em Barretos atendeu 1.350 pessoas que fazem tratamento de câncer

Com sete meses de implantação, a Casa de Apoio ao Cidadão Itapetiningano com Câncer, em Barretos “Francisco Soares Terra Neto” atendeu 1.350 pacientes e acompanhantes que realizam tratamento de câncer em Barretos, interior de São Paulo. Desde março deste ano, a Prefeitura de Itapetininga conta com um imóvel em que eles podem pernoitar até o momento da consulta ou tratamento. Antes da implantação da unidade, os pacientes viajavam de madrugada e chegavam exaustos na porta do hospital até serem atendidos.

É um serviço inédito para aqueles que buscam tratamento oncológico num dos maiores centros de referência do País. A viagem que antes era feita de madrugada, agora pode ser feita num horário mais seguro. Eles dormem na Casa de Apoio e de manhã seguem para a consulta ou exames. Em algumas situações, eles ficam de manhã e toda a bateria de consultas e tratamento é agendada no período da tarde.

A casa conta com 5 quartos com 9 camas e 5 beliches, 3 banheiros, cozinha, lavanderia, quintal, garagem. O espaço também possui fogão, micro-ondas, sofá, mesa, geladeira, ventilador, cômodas e armários. São 160 metros quadrados para acomodar pacientes de Itapetininga que fazem o tratamento em Barretos. Empresários e colaboradores de Itapetininga fizeram a doação de todos os móveis e utensílios.

A unidade Casa de Apoio aos Pacientes de Itapetininga fica perto do Hospital do Amor de Barretos.