Itapetininga, segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 Telefone (15) 3376-9600

Promoção Social - Terça-feira, 12 de Maio de 2020

Prefeitura de Itapetininga contra o abuso e exploração sexual infantojuvenil!

Diante do desafio da pandemia da Covid 19 e das questões envolvidas neste novo contexto, as violências domésticas podem se intensificar, e crianças e adolescentes podem se tornar ainda mais vulneráveis.

Para lembrar o 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, uma realidade que infelizmente ainda faz milhares de vítimas da violência e exploração sexual no país, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da secretaria da Promoção Social, em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, desenvolve um programa voltado à prevenção, identificação e acompanhamento dos casos de violência contra crianças e adolescentes – a Rede Interinstitucional de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil -  integrando profissionais de diversas áreas, tais como psicólogos, assistentes sociais, diretores de escola, enfermeiros, entre outros, que, em parceria com o Ministério Público, Delegacia de Defesa da Mulher, Conselho Tutelar e Poder Judiciário, trabalham em conjunto para garantir os direitos de crianças e adolescentes do município.

Dessa forma, é fundamental entender nosso papel, tanto em casa, como também denunciando qualquer forma de violência que presenciarmos ou suspeitarmos.

Atualmente existem diversos canais de denúncia como o Disque 100, onde pode ser realizada de forma anônima, além do Conselho Tutelar pelo telefone (15) 3272-5144, Polícia Militar pelo 190 e CREAS (15) 3275-4381.

Sobre o 18 de Maio

Em 18 de Maio de 1973, na cidade de Vitória (ES) um crime bárbaro chocou toda a nação, ficando conhecido como “Caso Araceli”. Esta menina de 08 anos foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes.

Embora mais de 40 anos tenham se passado após o caso Araceli, infelizmente muitos outros casos de violência contra crianças e adolescentes acontecem e, do mesmo modo, chocam todo o país.

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/01/2023

Portal atualizado em: 27/01/2023 20:23:45