Itapetininga, segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 Telefone (15) 3376-9600

Promoção Social - Sexta-feira, 17 de Julho de 2020

Blitz Social: um serviço que orienta moradores em situação de rua em Itapetininga

Confira

À medida que o inverno avança e como medida de enfrentamento à Covid 19, a ação da Prefeitura de Itapetininga, por meio da secretaria de Promoção Social e do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e com o apoio da Guarda Civil Municipal, tem intensificado as chamadas Blitz Sociais, rondas noturnas realizadas periodicamente com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação e de aproximação com moradores em situação de rua.

As Blitz levam em conta, acima de tudo, o diálogo e a tentativa de convencimento na aceitação dos serviços públicos desenvolvidos especialmente para esse público, como a Casa Rais -  Referência, Apoio e Inclusão Social e SOS - Serviço de Obras Sociais.

Normalmente realizadas duas vezes por semana, às segunda e quintas-feiras, sempre à noite, as blitz sociais estão sendo ampliadas a outros dias, em virtude do inverno e da pandemia da Covid.

Na última quinta-feira (16), equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, com o apoio da Guarda Civil Municipal estiveram em diversos pontos do município onde são registradas concentrações de moradores em situação de rua.

Começando pela avenida Padre Antônio Brunetti, na vila Rio Branco, as equipes seguiram para o Largo dos Amores, praça do Rosário, rua General Glicério e praça Peixoto Gomide, na área central e, na sequência, para a Estação Rodoviária e avenida José de Almeida Carvalho.

Ao todo, 22 pessoas que se encontravam nesses pontos foram abordadas e orientadas, e duas delas foram convencidas a serem levadas, uma para a Casa Rais e outra para o SOS, serviços que oferecem o pernoite, alimentação, banho e toda a assistência a esse público.

Já cadastrados pelo CREAS, também durante as abordagens, é feita uma avaliação do estado geral de saúde de cada morador e a predisposição de cada um no restabelecimento de seus vínculos familiares e afetivos.

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/01/2023

Portal atualizado em: 27/01/2023 20:23:45