Cultura - Quarta-feira, 29 de Março de 2023

Centro Cultural e Histórico de Itapetininga recebe a 6ª Mostra Livre de Cinema com exibição de graça de filmes infantis

Com o apoio da Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a “Mostra Livre de Cinema” chega à cidade para exibição dos filmes da mostra infantil no Centro Cultural e Histórico “Brazílio Ayres de Aguirre”, no dia 03 de abril, às 10h, com a apresentação de cinco filmes de curta-metragem e classificação livre. As exibições são de graça.

Itapetininga faz parte da rota de cidades que receberão o projeto no mês de abril. As exibições ocorrem simultaneamente em diversos endereços, cinemas, espaços culturais e museus espalhados pelo estado de São Paulo.

Confira a programação completa:

MOSTRA INFANTIL

• SUPER HERÓIS

Super-heróis famosos cuidam dos problemas dos adultos, mas as crianças também têm seus super-heróis, sempre prontos para ajudar a resolver seus dilemas. Os heróis anônimos podem estar mais próximos do que pensamos e, neste filme divertido, eles serão levados de volta.

Direção: Rafael Andrade – Brasil.

• COMEDORES DE SONHO

O curta-metragem conta a história de duas criaturas que precisam comer sonhos de crianças humanas. O enredo se desdobra com um "pai comedor de sonhos" ensinando a seu filho as técnicas para comer um sonho pela primeira vez. Eles entram nos quartos das crianças tentando fazer um lanche, mas algo misterioso acontece e muda o futuro de todos.

Direção: Mike da Silva Wanderroscky – Brasil.

• SONHOS DA ISAH: O LIVRO MÁGICO

Isah está desanimada recordando a nota baixa que recebeu na avaliação. E nesse instante, surge o seu pai no interior do livro escolar que a convida para uma viagem com destino a uma rota educacional nas suas páginas. Isah, Dinorah e Robobo se unem ao Papai nesta aventura pedagógica.

Direção: João Ricardo Costa – Brasil.

• EWÉ DE ÒSÁNYÌN: O SEGREDO DAS FOLHAS

Uma criança nasce com folhas em seu corpo e sua mãe busca a cura. Na escola, porém, as outras crianças a discriminam e ela foge para mata! Na Caatinga, encontra seres encantados de tradições indígenas e negras e caminha numa aventura de autoconhecimento. Sua busca a leva até Òsányìn, o Orisà das folhas, que apresenta o poder das plantas e a importância da preservação ambiental.

Direção: Pâmela Peregrino – Brasil.

• A INCRÍVEL AVENTURA DAS SONHADORAS CRIANÇAS CONTRA LIXEIRA FURADA E CAPITÃO SUJEIRA

Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: o atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

Direção: Beatriz Ohana – Brasil.

O projeto tem a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e produção da Frame7 Cinema.

Mais informações no site www.mostralivre.com.br