Promoção Social - Segunda-feira, 03 de Abril de 2023

Espaço da Melhor Idade, em Itapetininga, será reinaugurado com inscrições abertas a partir de 10 de abril e novas opções atividades

O Espaço da Melhor Idade (EMI), serviço gratuito oferecido aos idosos de Itapetininga e vinculado à Secretaria de Promoção Social, foi inteiramente reformulado e retoma, a partir de 14 de abril, suas atividades em novas instalações, com diversas oficinas voltadas às necessidades do dia-a-dia dos idosos.

O novo prédio fica à rua Kalil Hallak, 181, na vila Novo Horizonte, e traz aos usuários do serviço, um espaço amplo e adaptado, com área verde, dependências planejadas e ventiladas e estacionamento facilitado. A pintura da fachada, feita de forma voluntária e gratuita, ficará a cargo da artista plástica formada em Arquitetura e Urbanismo, Luiza Yuri Oi Miura.

Além das oficinas já oferecidas no formato original, as pessoas com 60 anos ou mais poderão contar com diversas novidades, como aulas de informática, teatro, dança de salão com professores, rodas de terapia ocupacional, atendimento psicológico em parceria com a faculdade UNIFSP, além da terapia de leitura assistida com a presença de cães.

As turmas serão divididas em dois períodos, das 8h10 às 11h50 e das 13h10 às 16h50. De segunda a quinta-feira. Cada oficina tem duração média de 40 minutos.

Também serão disponibilizadas oficinas terapêuticas ocupacionais para estimulação das habilidades cognitivas, memória, atenção, concentração, além de rodas de conversas para prevenção de dificuldades associadas à saúde mental e envelhecimento. Essas atividades serão ofertadas de forma lúdica e motivadora.

Ao todo, o EMI oferece 200 vagas para as oficinas do Centro de Convivência, e até 15, para o Centro Dia, serviço especializado disponibilizado somente a idosos que tenham algum grau de dependência de cuidados. Neste caso, o encaminhamento é feito, exclusivamente, por meio do CREAS e dos CRAS.

Para se inscrever para as atividades do Espaço da Melhor é necessário:

- Ter 60 anos ou mais;

- Ter autonomia física e motora;

As inscrições podem ser feitas, presencialmente, à rua Kalil Hallak, 181 – vila Novo Horizonte, a partir do dia 10 de abril, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

Os documentos necessários são: RG, comprovante de endereço e atestado médico que demonstre que o interessado está em boas condições de saúde.

No ato da inscrição, o interessado irá apontar em quais oficinas gostaria de participar, de acordo com o horário e disponibilidade de vagas.

Serviço:

NOVO ESPAÇO DA MELHOR IDADE

Público-alvo: idosos com 60 anos ou mais com autonomia física e motora

200 vagas

Inscrições: a partir de 10 de abril

Local: Rua Kalil Hallak, 181, na vila Novo Horizonte

Horário: das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas

Documentos necessários: RG, comprovante de endereço e atestado médico que demonstre que o interessado está em boas condições de saúde

Turmas divididas em dois períodos: das 8h10 às 11h50 e das 13h10 às 16h50, de segunda a quinta-feira.

Duração média de cada oficina: 40 minutos

Oficinas disponíveis:

- Teatro

- Informática

- Dança de salão com professores

- Rodas de terapia ocupacional

- Atendimento psicológico em parceria com a faculdade UNIFSP

- Terapia de leitura assistida com a presença de cães

- Artesanato

- Coral