Promoção Social - Sexta-feira, 12 de Maio de 2023

Com queda nas temperaturas, Prefeitura de Itapetininga amplia serviço de atendimento das Blitz Sociais a moradores em situação de rua

A Prefeitura de Itapetininga ampliou os serviços de atendimentos a moradores em situação de rua em virtude da previsão de queda nas temperaturas para este fim de semana. A ação foi planejada antecipadamente, com base na previsão dos institutos de meteorologia.

As Blitz Sociais da secretaria da Promoção Social são fundamentais neste trabalho multidisciplinar de acolhimento.

Participam das ações equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar que monitoram todo o município, especialmente diversos pontos do município onde são registradas concentrações de moradores em situação de rua.

Locais como o Largo dos Amores, praças do Rosário e Siqueira Campos, rua Virgílio de Rezende e avenida Francisco Válio na área central e Estação Rodoviária e avenida José de Almeida Carvalho são constantemente visitados pelas equipes.

O trabalho das Blitz consiste em uma aproximação que leva em conta, acima de tudo, o diálogo e a tentativa de convencimento. Além disso, as pessoas em situação de rua também podem aderir aos serviços de acolhimento espontaneamente.

Durante as conversas também é feita uma avaliação do estado geral de saúde de cada morador e a predisposição de cada um no restabelecimento de seus vínculos familiares e afetivos.

As blitz sociais seguem intensificadas durante os próximos dias no município.

A cidade conta com dois locais para o acolhimento:

- SOS – Serviço de Obras Sociais

- Centro de Apoio de Acolhimento – para apoio a moradores em situação de rua acolhidos

Os locais oferecem alimentação, pernoite (colchões e cobertores) e banho quente.

ODS – 03 – Saúde e Bem-estar

ODS – 10 – Redução das Desigualdades