Promoção Social - Terça-feira, 07 de Abril de 2015

Cras Rio Branco ofereceu encontro sobre importância do Cadastro Único

Secretaria de Promoção Social, através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Rio Branco promoveu no último dia 26 de março um encontro com as famílias inseridas no cadastro único no primeiro bimestre de 2015. Nesse momento foi abordado sobre a importância da realização do Cadastro Único, e os serviços ofertados no CRAS para os usuários da abrangência local.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm: renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou renda mensal total de até três salários mínimos.

O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.

O Cadastro Único é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), devendo ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.
Famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e/ou permanência em programas sociais implementados pelo poder público nas três esferas do Governo.

Os encontros voltados à informação aos usuários são de extrema importância para que o usuário se aproprie dos seus direitos e faça valer.