Informativo - Quinta-feira, 13 de Julho de 2023

Defesa Civil do Estado e de Itapetininga alertam sobre baixas temperaturas e rajadas de vento no fim de semana

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre baixas temperaturas e fortes rajadas de vento previstas para este fim de semana.

As quedas nas temperaturas devem ser registradas entre esta quinta-feira (13) e o próximo domingo (16). Na região de Sorocaba, que inclui Itapetininga, a temperatura mínima ficará em torno dos 7º.

De acordo com órgão, uma frente fria seguida de uma massa de ar frio está se aproximadamente da região, trazendo, ainda, a expectativa de sensações térmicas abaixo de zero e possíveis formações de geadas em pontos isolados.

As menores temperaturas devem ser registradas entre o fim da madrugada e o início da manhã de cada dia.

Para enfrentar as baixas temperaturas é fundamental adotar algumas medidas de precaução, em especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças, e aquelas em situação de rua.

Em Itapetininga, as Blitz Sociais, coordenadas pelas equipes da Secretaria de Promoção Social e CREAS intensificam a busca ativa às pessoas em situação de rua, oferecendo abrigo, alimentação, higiene pessoal e acomodações com cobertores aos atendidos. Seus animais de estimação também são abrigados e recebem alimentação.

Esse fenômeno também causará fortes rajadas de vento na quinta e sexta-feira, dias 13 e 14. Segundo a Defesa Civil do Estado, na região de Sorocaba, as rajadas podem chegar a 80 km/h.

A Defesa Civil de Itapetininga orienta sobre as medidas preventivas em casos ventos fortes:

• Revise a resistência de sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado e a amarração das telhas no madeiramento, se tiver;
  • Feche bem janelas, basculantes, portas de armários, evitando canalizações de ventos no interior de sua residência. Feche persianas, cortinas, blecautes para, no caso de quebrar algum vidro de janela, os estilhaços não sejam lançados e espalhados pelo cômodo, podendo atingir alguém.
  • Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro do gás de cozinha, evitando agravamentos no caso de queda de árvore;
  • Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair;
  • Evitar transitar nas proximidades de fiação elétrica;
  • Trabalhadores que utilizam andaimes devem redobrar os cuidados e verificar com atenção a fixação das amarrações e dos encaixes metálicos;
  • Tomar cuidado com lentes de contato, pois o vento forte pode pressioná-las contra os olhos ou deslocá-las;
  • Quando estiver transitando pelas avenidas, evitar passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas, estruturas que não transmitem segurança, escadas, dentre outros. Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes;
  • Não se abrigar debaixo de árvores ou em frágeis coberturas metálicas.

Em caso de emergência, acione:

- Defesa Civil de Itapetininga – 199

- Corpo de Bombeiros – 193