Meio Ambiente - Quinta-feira, 27 de Julho de 2023

Secretaria do Meio Ambiente alerta sobre o descarte adequado de materiais para segurança dos coletores de lixo

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, alerta a população sobre o descarte correto do lixo residencial, ação simples que protege os coletores e preserva o Meio Ambiente.

Os serviços de limpeza urbana são essenciais para a proteção do Meio Ambiente e da saúde pública. Dedicados diariamente a esta tarefa, os profissionais da coleta de lixo trabalham de forma eficaz na retirada do lixo em todos os bairros da cidade, mas é indispensável que a população colabore e se conscientize de que cuidar do Meio Ambiente exige uma conduta responsável.

Perfurocortantes como lâminas de barbear, agulhas, brocas, pregos, pedaços de madeira, tampas serrilhadas de latinhas de conserva e, principalmente, vidro quebrado, podem ser extremamente perigosos quando não descartados de forma correta. O acondicionamento correto desses materiais previne acidentes e protege os coletores durante o manuseio dos resíduos.

O correto é colocar os perfurocortantes dentro de um recipiente resistente como garrafas PET vazias, caixas de leite, latas ou mesmo caixas de papelão. Essas embalagens podem ser utilizadas como forma de proteção.

No caso do vidro, o ideal é enrolar os cacos em jornal e então colocá-los dentro de uma lata de vazia e fechá-la. No caso de latinhas de conservas, apenas lembre-se de empurrar a parte superior para dentro da própria lata, evitando que ela possa causar acidentes. Após o acondicionamento correto, escreva no recipiente destinado ao descarte que se trata de um material perfurocortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: CUIDADO! MATERIAL CORTANTE! ou escreva do que realmente se trata, por exemplo: CUIDADO! VIDRO QUEBRADO! Com estes simples cuidados, a integridade física dos coletores é preservada.

Descarte o lixo de forma correta. Faça sua parte e colabore!