Promoção Social - Terça-feira, 01 de Agosto de 2023

Agosto Lilás: mês de conscientização contra a violência contra a mulher começa com palestra em Itapetininga

Em alusão ao mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, Agosto Lilás, o Centro de Referência de Atendimento às Mulheres (CRAM) de Itapetininga, órgão vinculado ao (CREAS), realizou nesta terça-feira, dia 1º, com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social e do Sebrae, palestra sobre “Seja a Direção do Seu Futuro”, ministrada por Rubia Dulcine para as mulheres atendidas pelo CRAM.

Conforme a direção da Secretaria de Promoção Social, a ação pretende desenvolver o empreendedorismo e a geração de renda. Com isso poderá proporcionar melhores condições de vida às mulheres assistidas, uma vez que a dependência financeira do autor da violência é um dos fatores que dificulta a denuncia da violência vivenciada por elas  .

Segundo ainda  a pasta de Promoção Social, a intenção é aprimorar a autoconfiança das mulheres, facilitando sua inserção no mercado de trabalho e permitindo-lhes maior independência financeira e emocional, a fim de superarem as dificuldades financeiras e romperem com o ciclo de violência.

A campanha vai reunir diversos parceiros governamentais e não governamentais, ao promover palestras, caminhadas, encontros, distribuição de material informativo e ações de mobilização e diálogos para se fortalecer e consolidar, cada vez mais, como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Instituí em todo o país, o Agosto Lilás prevê que, anualmente, a União e os estados promovam ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher. A campanha faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada pela Lei nº 11.340 (de 7 de agosto de 2006), que em 2023 completa 17 anos em vigor.