Promoção Social - Terça-feira, 12 de Maio de 2015

Secretaria de Promoção Social debate a exploração sexual infanto-juvenil

No dia 18 de maio é dedicado ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por isso, o CREAS organiza eventos em menção a esta data tão importante, trazendo profissionais especializados no assunto para ministrar palestras àqueles, direta e indiretamente envolvidos com o fenômeno. Este ano, o evento será realizado no auditório da UAB – Universidade Aberta do Brasil, no dia 18 de Maio das 8h às 12h. Profissionais das Secretarias de Saúde, Educação, Promoção Social, Entidades e Órgãos de Proteção ligados ao Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente serão convidados a assistir à palestra com o tema “O meu papel na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes”, a qual será ministrada pela equipe técnica do CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância, de Santo André.

Também será realizada no evento a premiação do “2º Concurso de Criatividade de Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, organizado pela Rede de Enfrentamento à Violência Infantojuvenil com a intenção de estimular, na abrangência dos Pólos, a discussão sobre o tema. O concurso contou com as seguintes categorias: desenho, cartaz, redação, vídeo, medicação com bula contra a violência e 10 mandamentos contra a violência, das quais participaram crianças das escolas municipais e estaduais, professores, auxiliares de educação, profissionais de saúde, famílias que participam de grupos socioeducativos nos CRASs e adolescentes que participam do programa Movimento Jovem. Os prêmios foram doados por empresas do município, consideradas parceiras no combate à violência contra crianças e adolescentes.

ORIGEM DA DATA

O dia 18 de maio de 1973 é a data em que Araceli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, desapareceu da escola onde estudava para nunca mais ser vista com vida. A menina foi estupidamente martirizada. Araceli teve todos os seus direitos humanos violados, foi espancada, estuprada, drogada e morta. Seu corpo, o rosto principalmente, foi desfigurado com ácido. Seis dias depois do massacre, o corpo foi encontrado num terreno baldio, próximo ao centro da cidade de Vitória, Espírito Santo. Seu martírio significou tanto que esta data se transformou no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00.