Cultura - Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023

Escola de Música Municipal, em Itapetininga, tem inscrições abertas para Oficina de Dança gratuita na próxima semana

A Escola de Música Municipal “Maestro José Carlos Soares”, em Itapetininga, receberá uma oficina gratuita de dança, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Poiesis e Oficinas Culturais.

As apresentações serão nos dias 28, 29 e 30 de agosto, próximas segunda, terça e quarta-feira, das18h às 21h.

As inscrições vão até 26 de agosto, próximo sábado, e devem ser feitas por meio do link https://shre.ink/2qOw

Poderão se inscrever interessados acima dos 16 anos e a seleção será feita por ordem de inscrição. As vagas são limitadas. Não é necessário ter experiência em dança. A orientação aos selecionados é para que compareçam com roupas confortáveis, que permitam o movimento.

Com o tema “Danças Brasileiras: Do passo à criação”, a oficina será conduzida por Beatriz Miguez, atriz-dançarina, educadora e contadora de história. A Atividade presencial e prática é pautada no diálogo entre as danças tradicionais brasileiras e dança contemporânea e tem como objetivo a investigação de movimentos e a criação de partituras corporais por meio do ensino-aprendizado dos princípios técnicos e simbólicos presentes nas danças tradicionais brasileiras, tais como, Coco, Maracatu Rural, Cavalo Marinho, Frevo, Jongo e Batuque de Umbigada.

A proposta é viabilizar o ensino-aprendizagem de um repertório específico de danças brasileiras sob um viés prático e reflexivo sobre as especificidades de cada dança, como princípios técnicos, corporais e estéticos. Ao final os participantes serão convidados a criar partituras corporais.

A Escola de Música Municipal fica à Rua Júlio Prestes, 701, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3272-3401.

Beatriz Miguez

Beatriz Miguez é atriz-dançarina, narradora de histórias e educadora. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Integrou o núcleo de pesquisa em dança contemporânea brasileira coordenado por Antônio Nóbrega. Em 2011 participou da gravação do longa metragem "Brincante", sobre a vida artística de Antônio Nóbrega, com direção de Walter Carvalho. Participou do grupo de estudos sobre o folguedo de Cavalo Marinho "Boi da Garoa". Foi intérprete criadora da Cia Caleidos de Dança dirigida por Isabel Marques e Fábio Brazil.