Cultura - Quarta-feira, 06 de Setembro de 2023

Biblioteca Municipal em Itapetininga realiza mais um “Clube da Leitura” com debate sobre a obra “Becos da Memória”

A Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque”, em Itapetininga, realizará mais um Clube de Leitura presencial, em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo, o Siseb. O encontro será dia 23 de setembro, sábado, às 15h30, na Biblioteca Municipal. A obra escolhida para o debate é “Becos da Memória”, da escritora brasileira Conceição Evaristo e a mediação será feita pelo professor de Língua Portuguesa e membro do Clube, Carlos Eduardo Souza Queiroz.

O livro está disponível para empréstimo nos acervos físico e digital da Biblioteca e no acervo da Biblion. Não é preciso se inscrever para participar e o bate-papo é aberto a toda a população.

Sobre a biblioteca online Biblion

O Biblion é a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo, que conecta a população ao mundo da leitura. Ela tem um acervo preparado por curadoria especializada, atualizado constantemente e que conta com livros infantis, de romance, suspense, poesia, biografias e muito mais. Além de livros digitais, audiolivros também estão disponíveis.

A plataforma permite leitura offline, tem ferramentas intuitivas para busca, através de título, assunto ou autor, dados estatísticos de leitura de cada usuário, recursos de acessibilidade, livros em vários idiomas e possiblidade de participar de clubes de leitura, seminários, podcasts e muito mais.

Para acessar a plataforma, basta baixar o aplicativo gratuitamente ou clicar no site https://www.biblion.org.br/,  ir em ‘se cadastrar e fazer login’ inserir seus dados pessoais e procurar a obra na lupa. O leitor pode ler em até 15 dias, mas é possível renovar o prazo.

Sobre a obra Becos da Memória

A autora faz uma coletânea de relatos dos moradores de uma favela às vésperas de um desfavelamento, que saem de suas casas por muito pouco dinheiro ou recebendo materiais rústicos para construir em outro lugar. Sob o olhar da personagem Maria Nova ou de uma narradora onipresente, o leitor é apresentado à realidade de extrema pobreza daquelas pessoas.

Sobre a autora Conceição Evaristo

Conceição Evaristo é uma das mais importantes linguistas da modernidade, escrevendo romances, contos, poesia e ensaio. Sua estreia na literatura aconteceu em 1990, quando seus poemas e contos começaram a ser publicados na série Cadernos Negros. Atualmente suas obras são estudadas em muitas universidades brasileiras e em diversos países.