Cultura - Terça-feira, 12 de Setembro de 2023

Espetáculo “Lendas de Itapetininga” ganha prêmio em Festival de Teatro de Indaiatuba

A arte dramática de Itapetininga foi representada na 4º edição do Festival de cenas curtas Cartase, realizado em Indaiatuba, no último final de semana. Com o espetáculo Lendas, o Teatro Literário foi premiado com a menção honrosa de Texto do Brasil e Brasilidades, que destaca a nossa cultura e tradição.

O texto foi inspirado na obra Lendas de Itapetininga e Região, das autoras itapetininganas Maria Menk e Luciane Camargo. O ator Marcos de Mattos também recebeu a indicação de melhor ator coadjuvante. O  Teatro Literário foi um dos 16 grupos de todo o Estado que foi selecionado para integrar o evento.

Sobre o Teatro Literário

O grupo foi idealizado pela Biblioteca Municipal de Itapetininga. A intenção é realizar montagens e adaptações de livros, especialmente voltados ao público infantil e infanto-juvenil, para desenvolver o interesse pela leitura e trabalhar com o imaginário. O elenco é composto por funcionários da Secretaria de Cultura e voluntários da cidade.

As encenações acontecem semanalmente no auditório da Biblioteca, com entrada gratuita e aberta. O Teatro Literário também vai a escolas e eventos da cidade, levando a literatura e as artes cênicas gratuitamente a toda a população.

Sobre o Festival Cartase

O Grupo de Teatro Fântaso, de Indaiatuba, realizou o “4º Festival Catarse” entre os dias 7 e 10 de setembro. Segundo os idealizadores do projeto, o objetivo do festival é estimular a produção artística local, além do intercâmbio cultural entre os diversos grupos do estado de São Paulo e interestadual. Em anos anteriores, o evento já recebeu grupos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e do litoral de São Paulo. A estimativa é que 2.500 pessoas estiveram envolvidas nas peças, entre artistas, produção e público.