Meio Ambiente - Terça-feira, 24 de Outubro de 2023

Secretaria do Meio Ambiente de Itapetininga comemora o “Dia do rio Itapetininga” com plantio de 80 árvores nativas

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente,  junto com o projeto Rio Vivo, composto por ambientalistas locais, realizaram uma ação de plantio de 50 mudas nativas nas margens do rio Itapetininga, neste domingo, dia 22. A ação foi planejada em continuação as atividades em comemoração ao “Dia do rio Itapetininga” celebrado na última sexta-feira, dia 20 de outubro, em que também foi feito o plantio de mais 30 mudas nativas.

Para homenagear o rio que carrega o nome de nossa cidade, foi realizado o plantio de espécies nativas em trechos degradados na mata ciliar. A intenção é  minimizar e conter o processo de assoreamento. Conforme os técnicos da pasta, houve também a doação de mudas cultivadas no viveiro municipal. As espécies escolhidas foram Aroeira, Figueira, Sangra d’Água, Copaíba, Cabriúva e Ingá que através de suas grandes raízes, seguram o solo das margens dos rios.

Na ação, também houve doação de 30 mudas para a população local que residem nos entornos do rio e que exercem uma grande influência de preservação ambiental, pois, reconhecem a necessidade de cuidar do nosso maior recurso natural/coletivo do município que é o rio Itapetininga. Somente no município, este manancial é responsável por fornecer água potável para 60 mil casas onde moram cerca de 160 mil pessoas. As outras quatro cidades também são atendidas somando ao todo 200 mil habitantes dependentes do rio Itapetininga.

Com extensão total de aproximadamente 160 quilômetros, 78 deles em Itapetininga, o que representa quase 50%, é o principal responsável pelo abastecimento de água no município. O trabalho é para manter a qualidade da água, um recurso natural que está tornando escasso em diversas partes do planeta e também no Estado de São Paulo. Segundo estudos, nas águas do rio Itapetininga existem aproximadamente 26 espécies de peixes, 16 de animais silvestres e 180 aves, que vivem no entorno e formam a diversidade ambiental desse manancial.

Educação Ambiental

Além  disso, a Secretaria realiza projeto extenso de educação ambiental da população, principalmente nas unidades de ensino. Os técnicos informam sobre a importância das árvores e seu impacto na sociedade. O projeto é voltado para escolas, condomínios, empresas, projetos sociais e demais instituições.

Câmbio Verde

Para acrescentar, a Secretaria do Meio Ambiente também leva aos bairros o programa “Câmbio Verde”, proposta inédita na região que promove a consciência ambiental e o reaproveitamento de produtos inservíveis. O programa visa sensibilizar o cidadão sobre a importância de reciclar o lixo produzido na cidade e também levar alimentos às pessoas. O projeto consiste na troca de material reciclável limpo por um quilo de alimento.